quinta-feira, 19 de março de 2015

PAULO GARCIA: “DILMA RESPONDE COM TRABALHO AO CLAMOR POPULAR”.


O prefeito Paulo Garcia (PT) diz que assinatura para início das obras do BRT Norte-Sul representa um salto de qualidade no transporte em Goiânia. Ele enalteceu a parceria entre a prefeitura e o governo federal e, em especial, a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) em investir em mobilidade. “A obra do BRT é a resposta da presidente Dilma Rousseff a uma das principais demandas das passeatas de junho/julho de 2013, quando o povo foi às ruas pedir transporte de qualidade”, frisa. A presidente Dilma Rousseff (PT) deverá chegar a Goiânia, às 15h, para participar de solenidade de convênios entre o governo federal e a prefeitura para início das obras do BRT Norte-Sul.
Paulo Garcia observa que a presidente tem demonstrando sensibilidade aos clamores sociais. “Ela criou o PAC da Mobilidade que em todo País está construindo BRTs, metrôs e VLTs. Em Goiânia, a obra do BRT é um marco. Nestes 82 anos de história, este é o maior investimento que Goiânia recebe no setor de transporte coletivo”, observa.
Além de autorizar o investimento no BRT, sendo R$ 210 milhões da União e R$ 160 milhões de contrapartida do governo municipal, prefeito e presidente também entregam 300 novos ônibus, que irão atender aos usuários das linhas de transporte de Goiânia.
Requalificação
De acordo com o prefeito Paulo Garcia, as obras do BRT requalificam todo percurso de cerca de 27 quilômetros onde será instalado, com 38 abrigos e sete novos terminais, calcadas acessíveis, e monitoramento 24 horas de toda via, provendo mais segurança aos usuários. “As obras do BRT se juntam àquelas da construção dos corredores exclusivo de ônibus nas avenidas T-9, T-7, 85, Avenida Universitária, 24 de outubro e Independência, além da sinalização e finalização das ciclovias da Avenida T-63 e de outras ciclovias que estão programadas para cidade. Com apoio da presidente Dilma, a população de Goiânia ganha um novo modelo de transporte que está atendendo às demandas dos motoristas, com vias com melhor pavimento e melhor sinalização, dos pedestres, que ganham calçadas mais acessíveis e mais segurança nova iluminação nas vias e monitoramento por câmaras, e o usuário de ônibus, que terá mais conforto e rapidez, com ônibus novos e vias exclusivas”, explica.
Segundo Paulo Garcia, o BRT Norte-Sul vai reduzir, em até 40%, o tempo de viagem. Ele exemplica: se o itinerário de um usuário era percorrido em 60 minutos, com o novo modal, ele ganha 25 minutos, na ida e mais 25 minutos na volta. “Isto significa qualidade de vida. O cidadão ganha quase uma hora a mais no dia, que ele pode destinar a atividades recreativas, esportivas, culturais ou para cuidade de sua saúde”, sugere.
Planejamento
Goiânia foi pioneira e referência nacional na criação de corredores exclusivos de ônibus e na integração das linhas de ônibus. O primeiro projeto do tipo – Eixo Anhanguera – foi lançado, em 1978, pelo então governador Irapuam Costa Júnior e o prefeito Francisco de Castro. “O Eixo Anhanguera foi copiado pelo engenheiro Jayme Lenner, que adaptou o modelo para Curitiba (PR). Com os investimentos no BRT e nos novos corredores exclusivos, Goiânia retoma seu protagonismo no gerenciamento do transporte”, reitera.
Na soma total de investimentos, Goiânia está sendo contemplada com cerca de R$ 500 milhões em recursos do governo federal. No BRT Norte-Sul, a União está investindo R$ 210 milhões, com contrapartida de R$ 160 milhões da prefeitura, totalizando R$ 370 milhões, mais R$ 212 milhões estão aplicados na Capital, sendo a maior parte dele – R$ 145 milhões – servirá
Os R$ 70 milhões restantes são uma carga extra do governo federal para investimentos no Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul.
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