FOLHA DE ÁGUA LIMPA

DOR INTENSA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

CONTAS REPROVADAS! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

DENÚNCIA!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

PRISÃO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

TORTURA DE CRIANÇAS! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ENTRAR COM MACONHA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MAIS MORTES! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MAIS CARO!!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

SUSPENDEU! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ACIDENTE! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

O PERIGO AUMENTA!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ATOLADO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MOMENTO DE RAIVA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MODERNIZANDO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

PRESOS! ...

terça-feira, 31 de março de 2015

CORPO DE PROFESSOR QUE MORREU EM SALA DE AULA É ENTERRADO EM GOIÂNIA.


O corpo do professor de literatura Humberto Milhomem da Mota, de 55 anos, que morreu enquanto lecionava no Colégio da Polícia Militar de Goiás Polivalente Modelo Vasco dos Reis, em Goiânia, foi enterrado na tarde desta terça-feira (31). A cerimônia, realizada no Cemitério Jardim das Palmeiras, reuniu familiares, alunos e colegas de trabalho do mestre.
Irmão do professor, o médico Orlando Milhomem da Mota, 71, disse ao G1 que todos estão “muito abalados” com a morte. “Ele era muito querido por todos e vai fazer muita falta. Esse é um momento muito complicado”, disse.
Humberto morreu na segunda-feira (31), dentro de uma sala do colégio, após sofrer um mal súbito. Ele chegou a receber atendimento no local, mas não resistiu. O irmão contou que ele havia passado mal no último sábado (28).
Durante o velório, centenas de alunos foram ao cemitério prestar as últimas homenagens ao professor. Estudantes e amigos também postaram mensagens nas redes sociais do mestre."Ele sentiu algumas dores e foi para um pronto-socorro. Depois de tomar medicamentos para gripe, como analgésicos, antibióticos e corticóides, foi liberado. Mas, na verdade, eu acho que ali ele estava sofrendo um princípio de infarto, que poderia ter sido detectado com um exame. Mas, infelizmente, agora não resta mais nada a fazer", disse.
Natural de Montes Altos, no Maranhão, Humberto era formado em direito e mestre em ciências jurídicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Além de lecionar no Colégio Militar desde 2010, também ministrava aulas na Faculdade Padrão. O professor era separado e deixa um filho.
Alunos e familiares velam corpo de professor em cemitério de Goiânia, Goiás (Foto: Cristiano Borges/ O Popular)Alunos, amigos e familiares se despediram
do mestre  (Foto: Cristiano Borges/ O Popular)
Morte
Na manhã de segunda-feira, o professor se sentiu mal enquanto dava aula para cerca de 40 alunos. "Ele saiu da sala, buscou um copo de água e voltou. Quando bebeu, sentiu-se mal e caiu no chão", afirmou o assessor de comunicação da PM, tenente-coronel Ricardo Mendes.

De acordo com a PM, estudantes chamaram os bombeiros que trabalham na escola para realizar os primeiros socorros. Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) foi acionado e iniciou um processo de reanimação, mas Humberto não respondeu às tentativas e morreu na instituição.

Em nota, o diretor do colégio, tenente-coronel Marco Antônio Ferreira, lamentou a morte e prestou "sinceras condolências aos familiares e a comunidade escolar por tão grande perda". Foi decretado luto oficial de dois dias na unidade.

MARCONI MANDA SUSPENDER CONCURSOS POR CONTA DA ARRECADAÇÃO EM QUEDA.


O governador Marconi Perillo (PSDB) determinou que só serão realizados neste ano os concursos públicos que não podem ser adiados. Os demais estão suspensos. Motivo: pelo sexto mês consecutivo a arrecadação está em queda. Aliás, estaria hoje menor que a prevista no Orçamento já ajustado para 2015, que tramita na Assembleia. Ontem a Sefaz admitiu que não conseguirá repassar recursos para o pagamento integral dos salários do Ministério Público e do Tribunal de Justiça. “O ideal é ter concursos, mas a realidade é diferente. Assumimos compromissos sem ajuda da União e dos municípios num momento em que a arrecadação do Estado está em queda com a crise econômica no País”, diz Marconi. Por conta disto, algumas pastas continuarão a selecionar servidores temporários, que recebem salário inferior comparado aos efetivos. A Secretaria de Educação vai contratar quase 2 mil professores temporários. A Segurança Pública vai manter, até quando for possível, os policiais temporários (Simve).

BEBÊ DE UM ANO MORRE AFOGADO EM JATAÍ.


Nesta segunda-feira (30) em , no sudoeste de , um bebê de um ano morreu após se afogar na  da casa onde morava com a família. A criança foi encontrada pela mãe e pela babá boiando no local, segundo o Coro de Bombeiros. Ela chegou a ser socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A  Civil está encarregada de investigar o caso.
Bebê se afogou na piscina de casa (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 se afogou na piscina de casa
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
De acordo com o subtenente Lorivaldo Ribeiro da Silva, a suspeita é de que o menino tenha engatinhado e caído dentro da piscina. “A mãe e a babá nos disseram que se descuidaram uns dez minutos do bebê e, quando foram procurar, o encontraram dentro d’água”, informou.
Na piscina da casa da família, alega o bombeiro, não havia nenhum tipo de proteção além de uma utilizada para evitar que algo pudesse sujar a água da piscina.
Os moradores da casa estavam desesperados, então chamaram os vizinhos e foram eles quem acionaram o socorro. O bebê foi levado para o , mas ele não resistiu e morreu logo após a entrada na unidade.
Investigação
O médico legista que examinou o corpo do bebê confirmou que a causa da  foi  por afogamento. Mesmo assim, será apurada a responsabilidade de quem deveria estar cuidando do bebê, assegura o  regional Marcos Rogério Guerini.
“Se uma criança de um ano morre afogada na piscina de uma residência, houve negligência, mas temos que ver da parte de quem, quem tinha a responsabilidade de estar com a criança naquele momento”, disse o delegado.
Ainda esta noite o delegado deve começar a ouvir algumas testemunhas informalmente.

TRAFICANTE É PRESA EM MORRINHOS COM 5.000 “ÁCIDOS”.


Uma mulher foi presa neste domingo com 5.000 pontos de “ácidos” LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico) em Morrinhos a 130 km da capital. O LSD é uma droga sintética capaz de alterar a percepção e se devidamente misturada a outras substancias pode levar a morte. A PM estava no encalço de um ladrão de moto flagrado por câmeras de segurança do mercado municipal da cidade. Chegando a suposta residência do meliante, a PM deparou-se com Cristina Costa da Silva, de 21 anos em atividade suspeita. A mulher portava uma mochila com aproximadamente 5 mil pontos da droga. A autora foi conduzida à delegacia de policia, onde foi autuada em flagrante por trafico de entorpecente.

sábado, 28 de março de 2015

JOVEM É EXECUTADO A TIROS NA TARDE DE ONTEM 27/03 EM CALDAS NOVAS.


Um jovem de aproximadamente 20 anos foi executado nesta sexta-feira(27) em Caldas Novas a 160 km da capital.  Rodrigo Queiroz da Silva, natural do Maranhão, foi assassinado a tiros no bairro Lago das Brisas também conhecido como Vila dos Nordestinos. O assassinato ocorreu à plena luz do dia e a população local encontra-se assustada com a audácia dos bandidos. Ele foi executado com 5 tiros. Até o fim da tarde o corpo ainda encontrava-se no local.

MAGUITO: ALIANÇA ENTRE PMDB E PT SEGUE FORTE.


Prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, garante que a aliança entre PMDB e PT segue forte tanto no cenário nacional como no estadual e assegura apoio à presidente Dilma Rousseff até o fim do seu segundo mandato, em 2018: “A aliança segue firme e forte, não à toa que o vice-presidente da República é do PMDB, o Michel Temer. Nosso partido está na base do governo e não temos dúvida de que isso será mantido. Temos que estar juntos nas horas fáceis, mas também nas horas difíceis e estaremos juntos até o último dia do governo dela”.
Ele elogia também o apoio de Dilma ao munícipio de Aparecida de Goiânia e diz que todo cidadão aparecidense deve ser grato a presidente: “Fui à recepção da presidente por gratidão. Sem dúvida nenhuma, Dilma Rousseff foi a melhor presidente de toda a história do Brasil para a minha cidade. Foi investido mais de R$ 1 bilhão e ainda tem muita coisa em investimento. Não só eu, mas como o povo aparecidense, deve muito à presidente Dilma Rousseff”.

CARRO COM IDOSOS CAI EM VALA: Após capotar, veículo foi arrastado por enxurrada para buraco no Parque Anhanguera.


Um casal de idosos ficou preso pelo cinto de segurança após um capotamento na Avenida Berlin, no Parque Anhanguera II. O veículo bateu em uma ribanceira e foi arrastado pela enxurrada para uma vala paralela ao Córrego Buriti. O acidente foi na quinta-feira (26) e envolveu mais duas pessoas que estavam no carro.
Segundo o diretor técnico do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Ricardo Furtado, o motorista, João Vicente de Paula, 60 anos, a filha Cecília Vicente de Paula Almeida, 39, e a neta Vanessa Vicente de Paula, 15, já tiveram alta. No entanto, Terezinha Vicente de Paula, mulher de joão, está internada em estado gravíssimo em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hugo.
“Quem sofreu mais foi a dona Terezinha, que ficou mais tempo submersa e teve um quase afogamento. Ela está em coma induzido, respirando por aparelhos e o risco de morte é muito alto”, avalia.
Cecília Vicente de Paula Almeida, conta que sua filha conseguiu quebrar o vidro traseiro e sair antes que a enxurrada cobrisse totalmente o carro. “Mesmo de cabeça para baixo, nós conseguimos sair para tentar ajudar os meus pais, mas a porta travou e o cinto de segurança estava emperrado. Por sorte, vimos uma viatura da polícia, que nos ajudou”, relata.
“O policial teve que dar dois tiros no trinco da porta e ainda cortar os cintos com uma faca. Meus pais ficaram algum tempo debaixo da água e estavam inconscientes. Pensei que estavam mortos”, completa. Cecília Vicente vende roupas e toda a mercadoria ficou presa no porta-malas do carro, que capotou.
Ribanceira
“Foi tudo muito rápido. Me criei aqui em Goiânia e nunca imaginei que pudesse acontecer algo assim naquele lugar. Em poucos instantes o carro já estava coberto pela água. Se a gente demora mais um pouco, não teríamos conseguido tirar eles com vida de dentro do carro”, lembra Cecília.

PRESA POR TRÁFICO COM A IRMÃ, JOVEM LEVAVA FILHA DE 1 MÊS PARA DISFARÇAR.


Duas irmãs, de 20 e 22 anos, foram presas em flagrante na noite de quinta-feira (26) suspeitas de tráfico de drogas, em Goiânia. No momento da detenção, a garota mais nova estava acompanhada da filha, de 1 mês de vida. Segundo a Polícia Civil, as duas sempre levavam a criança dentro do carrinho onde escondiam o material para disfarçar a prática do crime. Junto com elas, foram encontradas uma porção de maconha e R$ 45 provenientes da venda de entorpecentes.
As suspeitas foram localizadas na Praça Universitária, no Setor Leste Universitário. Após a abordagem, os policiais foram até a casa da irmã mais nova, no Bairro Jardim Novo Mundo. Lá, foram apreendidos 400 gramas de cocaína, três balanças de precisão, uma presa e insumo para refinar a droga. Seis celulares que pertenciam a elas também foram recolhidos e levados para a perícia.
Ambas já tinha passagem pela polícia. A mais velha por furto, posse ilegal de arma e receptação. Já a outra respondia por furto e tráfico. Elas foram autuadas por tráfico de drogas e associação. Se condenadas, elas podem pegar entre 8 e 25 anos de prisão.De acordo com o delegado Gylson Mariano Ferreira, adjunto da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc) e responsável pelo caso, a mãe da criança confessou o crime e disse que fazia porque precisava. Já a outra irmã negou envolvimento e afirmou que apenas acompanhava a irmã.
As jovens serão encaminhadas para o 14º Distrito Policial, na Vila Pedroso, onde a carceragem feminina. A criança foi entregue aos cuidados a avó, mas das duas suspeitas.
Região problemática
Segundo o delegado, desde dezembro do ano passado, a Denarc, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), faz um trabalho especializado para prender traficantes na Praça Universitária. O local é considerado um dos principais pontos de venda de droga da capital.
"Nós deslocamos um policial que fica a paisana na praça e fotografa a ação dos traficantes para termos provas contundentes. Isso ajuda muito o nosso trabalho", disse ao G1.
As próprias irmãs foram clicadas durante a venda das drogas. Nas fotografias, é possível ver as duas entregando drogas para os clientes com o bebê nos braços.
Conforme explica o delegado, desde que esse tipo de atuação foi iniciado, oito pessoas foram presas e três menores apreendidos por tráfico de drogas na Praça Universitária.
Jovem que levava filha de 1 mês para traficar drogas é presa com a irmã em GoIânia, Goiás 2 (Foto: Divulgaçã/Polícia Civil)

sexta-feira, 27 de março de 2015

MORRE BEBÊ DE 8 MESES QUE SOFREU SUPOSTO ESPANCAMENTO PELO PAI.


Morreu na madrugada desta sexta-feira (27), no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), a menina de oito meses que sofreu suposto espancamento pelo pai. O bebê teve um dos braços quebrados, traumatismo craniano e diversos hematomas pelo corpo. O hospital afirmou que, a pedido da Polícia Civil, não passará informações sobre o que causou a morte da menina.
O pai, um homem de 23 anos, segue preso na cadeia de Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia. Segundo o delegado responsável pelo caso, Humberto Teófilo, o suspeito deve responder agora por homicídio.
Os médicos constataram que as lesões eram graves e a menina foi transferida para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Os policiais seguiram até o Hugo, onde o pai foi preso. “Ele me disse que deixou a filha cair no chão de maneira proposital, mas negou que a tenha agredido. Porém, a mãe confirmou que a menina foi espancada pelo companheiro. Pelas lesões que ela sofreu, não há dúvidas sobre as agressões”, contou na ocasião o delegado.Na quarta-feira (25), o bebê foi levado pelo pai e a mãe da menina, que tem 14 anos, a um Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) em Inhumas, onde vivem. A equipe médica desconfiou da versão apresentada pelos pais para justificar os ferimentos e chamou uma conselheira tutelar, que acionou a Polícia Civil.
Berço de onde pai alegou que criança caiu, segundo a polícia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

quinta-feira, 26 de março de 2015

PAI É PRESO SUSPEITO DE ESPANCAR A FILHA DE 8 MESES EM INHUMAS, GO.


Uma menina de oito meses está internada em estado grave após ser espancada em Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia. O bebê teve um dos braços quebrados, sofreu traumatismo craniano e tem diversos hematomas pelo corpo. De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito de cometer as agressões é o pai, de 23 anos. Ele foi preso.
Segundo o delegado Humberto Teófilo, responsável pelo caso, o pai e a mãe da menina, que tem 14 anos, foram a um Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) de Inhumas, na tarde de quarta-feira (25), alegando que a filha tinha caído do berço. No entanto, a equipe médica desconfiou da versão apresentada e chamou uma conselheira tutelar, que acionou a Polícia Civil. 
Os policiais seguiram até o Hugo, onde o pai foi preso. “Ele me disse que deixou a filha cair no chão de maneira proposital, mas negou que a tenha agredido. Porém, a mãe confirmou que a menina foi espancada pelo companheiro. Pelas lesões que ela sofreu, não há dúvidas sobre as agressões”, contou o delegado ao G1.Os médicos constataram que as lesões eram graves e a menina foi transferida para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). De acordo com boletim médico, ela permanece internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O rapaz, que tem passagens na polícia por ser usuário de drogas, será indiciado pelo crime de tentativa de homicídio qualificado, na forma dolosa, que tem pena prevista de 12 a 30 anos de prisão. O jovem segue detido na Agência Prisional de Inhumas.

HOMEM É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR MENINA DE 7 ANOS EM PIRES DO RIO.


Um homem foi preso neste domingo (22) na cidade de Pires do Rio, a 146 km da capital.
O elemento, conhecido como Ceará, é acusado de estupro de vulnerável contra uma menina de apenas 7 anos de idade. Através de mandado expedido ele foi encaminhado ao presidio local. A criança está em situação Lastimável e muito machucada devido ao ataque do maníaco.

POLÍCIA TEMPORÁRIA DE GOIÁS É INCONSTITUCIONAL, DIZ STF.


O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de considerar inconstitucional a lei estadual que instituiu o Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve) na Polícia Militar. Criada em 2012, já colocou 2,4 mil policiais temporários nas ruas desde então. Uma nova seleção prevista para este primeiro semestre está em andamento. Todos os ministros seguiram o voto do relator, ministro Luís Fux, pela ilegalidade da lei. A votação sobre o período que o governo estadual teria ou não para substituir a equipe do Simve por policiais militares concursados foi suspensa. Fux havia relatado por um período de oito meses.
 
A votação foi com base na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5163 (ADI 5163), do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ele alega que a lei goiana é incompatível com a Constituição Federal e com normas federais infraconstitucionais invocadas para fundamentá-la, além de trazer “consequências imprevisíveis e indesejáveis” para a segurança pública no estado. 
 
Segundo o procurador-geral, a Lei estadual 17.882/2012 foi editada supostamente com base no artigo 4º, parágrafo único, da Lei federal 4.375/64 (Lei do Serviço Militar), mas não há nesta norma autorização, explícita nem implícita, para criação de serviço de interesse militar voluntário nas Polícias Militares e nos Corpos de Bombeiros Militar dos Estados.
 
“O perigo na demora decorre do próprio texto da lei, que, ao permitir a realização de policiamento ostensivo por voluntários do SIMVE, compromete, mais do que auxilia, a prestação da segurança pública no Estado de Goiás e introduz na delicadíssima atividade de segurança pública pessoas admitidas de forma inválida e com potencial para portar e usar armas de fogo contrariamente à legislação federal”, argumenta Janot.
 
O procurador-geral da República acrescentou que o vínculo jurídico precário dos integrantes do SIMVE impede que sejam adequadamente preparados para a função de policiamento ostensivo e que se sintam parte da instituição policial militar. “Isso pode levar espíritos menos maduros à prática de atitudes impróprias, de consequências imprevisíveis e indesejáveis, nessa relevante função. O SIMVE, além disso, caminha na direção oposta à desejável estabilização e profissionalização dos servidores da segurança pública, pela alta rotatividade de integrantes que lhe é inerente”, concluiu. 

JOVEM É PRESA NOVAMENTE POR TRÁFICO.


A jovem Vanessa Santos, que já possui passagem pela polícia por tráfico de drogas, foi presa novamente em .
Vanessa foi detida nesta quinta-feira (26) pelo mesmo crime e estava em liberdade há poucos dias.
De acordo com a , a jovem portava diversas porsões de drogas, R$ 150 em dinheiro, além de um caderno com anotação das vendas do material ilícito. Ela foi levada para o presídio de Goiatuba, onde permanecerá à disposição da Justiça.

JOAQUIM GUILHERME É O NOVO PRESIDENTE DA OCB GOIÁS.


Por unanimidade , os dirigentes cooperativistas reunidos em Assembleia Geral Ordinária (AGO) na sede da OCB-GO, na tarde de hoje(25), aprovaram a prestação de contas da entidade e elegeram o novo Conselho de Administração, liderado por Joaquim Guilherme Barbosa, Presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem) e presidente do Sindileite – Goiás. O estado possui quase 300 cooperativas e mais de 150 mil associados em 11 dos 13 ramos (Institucional, Conselho Especializado, Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Especial, Habitacional, Infraestrutura, Mineral, Produção, Saúde, Trabalho, Transporte, Turismo e Lazer, Estatísticas) em que o setor está organizado. Podemos listar cooperativas como a Sicoob, Centroleite, Complem, Unimed, Unicred, Comigo dentre várias outras como exemplos de grande sucesso no estado de Goiás. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é o órgão máximo de representação das cooperativas no país. Foi criada em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo. A entidade veio substituir a Associação Brasileira de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (Unasco). A unificação foi uma decisão das próprias cooperativas. Entre suas atribuições, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. É de sua responsabilidade também a preservação e o aprimoramento desse sistema, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas e sua missão é Representar o sistema cooperativista nacional, respeitando a sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas. O ocbmandato de Joaquim Guilherme frente a OCB – Goiás será de 4 anos.

ACIDENTE COM ÔNIBUS DEIXA CERCA DE 18 PESSOAS FERIDAS NA BR-070.


Um acidente com um ônibus da empresa Taguatur deixou cerca de 18 pessoas feridas nesta quarta-feira (25), no km 1, da BR-070, na divisa do Distrito Federal com Goiás.
Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo que fazia linha Águas Lindas - Ceilândia perdeu o controle, saiu da pista, atravessou as três faixas do sentido contrário e caiu em uma ribanceira.
O resgate das vítimas acontece nesta tarde por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A PRF informou que não há nenhuma vítima em estado grave.
Ainda segundo a PRF, o trânsito na rodovia segue em meia pista. Não há informações do que teria provocado o acidente. "O disco do tacógrafo que poderia mostrar se havia excesso de velocidade está alterado, não se sabe se ele estava travado na hora. Por isso não sabemos se ele está de acordo com a legislação”, comunicou a assessoria de imprensa da PRF.
Divulgação/ PRF

HUGO 2 ENTRA EM OPERAÇÃO NO DIA 22 DE ABRIL.


O governador Marconi Perillo (PSDB) inaugura no próximo dia 22 de abril, uma quarta-feira, o Hospital de Urgências da Região Noroeste, o Hugo 2, que entra em operação como o maior hospital do Centro-Oeste. A Organização Social (OS) responsável pela gestão do hospital já foi licitada e contratada e os profissionais que trabalharão na unidade já foram selecionados.
O Hugo 2 é um colosso na área da saúde pública. Sua estrutura de atendimento tem 3 mil funcionários, 21 centros cirúrgicos, 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) distribuídos em oito alas, 45 leitos para recuperação, 360 leitos de internação, duas emergências, laboratórios e unidade para atendimento a queimados, além da administração.
Seguindo as regras estabelecidas internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde, o Hugo 2 entrará em funcionamento, por etapas, de forma gradativa, até que todos as modalidades de atendimento estejam aptas a funcionar ao mesmo tempo. Trata-se de padrão de segurança, seguidos por todos os grandes hospitais do mundo.
Segundo o governador, a entrega do Hugo 2 “completa rede de hospitais” da administração estadual, oferecendo serviços de saúde de alta qualidade para a população da Grande Goiânia e de todas as partes do Estado”. “A OS já está contratada. Nós vamos ter aqui mais de 3 mil funcionários trabalhando”, lembra Marconi.

SUCURI DE 2,5 METROS É RESGATADA EM COPA DE ÁRVORE EM QUIRINÓPOLIS, GO.


O Corpo de Bombeiros resgatou uma cobra sucuri de 2,5 metros em Quirinópolis, no sul de Goiás. Segundo a corporação, o animal subiu no muro de uma casa e conseguiu chegar até a copa de uma árvore. Com medo, os moradores pediram ajuda.
“A sucuri estava em uma rua de pouco movimento, no Centro de Quirinópolis, mas deixou a população assustada. Felizmente, o animal não apresentava ferimentos e foi resgatado sem grandes transtornos”, explicou ao G1 o subcomandante do 2º Destacamento Bombeiro Militar, tenente Luiz Ferreira.
O resgate aconteceu na tarde de segunda-feira (23). Logo depois, a cobra foi solta em uma área de preservação permanente, que fica na GO-206.
Os bombeiros alertam que, em casos semelhantes, a população não deve tentar resgatar o animal por conta própria. “Apesar de não ter veneno, a picada da sucuri é bem dolorida e pode gerar risco de infecção”, destacou Ferreira.
Animal mede 2,5 metros, segundo os bombeiros (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Animal mede 2,5 metros, segundo os bombeiros (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Animal não apresentava ferimentos e foi solto em área de preservação (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Cobra não estava ferida e foi solta em área de preservação (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

quarta-feira, 25 de março de 2015

MULHER É ASSASSINADA UM ANO E MEIO APÓS TER FILHO EXECUTADO EM CALDAS NOVAS.


Uma mulher foi executada ontem (23) em um bar no município de Caldas Novas, a 160 km da capital. O curioso é que seu próprio filho havia sido executado em Caldas a exatos um ano e seis meses. Léa Cristina era mãe do jovem Romarinho morto em 23/09/2013.
Ainda não se sabe os motivos da morte de Léa que possuía uma extensa fixa policial pelos crimes de furto, maus tratos embriaguez, danos e perturbação do sossego.
Testemunhas disseram que a vítima foi baleada por um homem que chegou em uma moto e efetuou os disparos, um atingiu a cabeça da mulher. A policia segue investigando o caso.

LEITOR DE CÉDULAS AJUDA CEGOS: Criado por alunos do IF Goiano, em Catalão, aparelho reconhece notas e informa valor por áudio.


Estudantes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em Catalão - Região Sul de Goiás -, desenvolveram um identificador de cédulas de dinheiro para deficientes visuais. O dispositivo portátil usa um sensor de cores para informar aos usuários, por meio de áudio, o valor de cada nota. Professor do curso técnico em Informática e responsável pelo pesquisa, Eduardo Castilho diz que a equipe agora busca aperfeiçoar o protótipo e conseguir financiamento para fabricá-lo e distribuí-lo junto a alguma instituição de apoio.
A ideia foi aprovada pelo deficiente visual e aposentado Franciel de Assis Vaz, de 35 anos. Morador de Catalão, ele participou dos testes realizados pela turma do curso técnico em Informática. “Tem muitas pessoas que usam de má-fé com a gente. Já recebi e voltei troco errado”, conta. Ele perdeu 100% da visão há 15 anos, por conta de um acidente de motocicleta, e tem dificuldades para diferenciar uma cédula da outra.
O aposentado conta que mesmo após a mudança do tamanho das cédulas, feita justamente para diferenciar o valor de cada uma delas, é difícil diferenciá-las pelo valor. “As notas têm o mesmo papel, não têm alto relevo e as antigas continuam circulando. Quando a nota fica velha, é mais difícil ainda”, relata.
“Estou ansioso para ter o meu aparelho. Não tem segredo para usar e o áudio é bem nítido”, comemora Vaz. O uso é simples. A coloca a ponta de cada cédula no aparelho e, em três segundos, um sensor faz a leitura das cores RGB e reproduz o áudio específico para a cor de cada nota. O programa de computador utilizado foi desenvolvido pelos próprios estudantes.
O leitor testado por Vaz é o segundo protótipo criado pela turma, que iniciou o projeto em agosto do ano passado. “ O primeiro deu bastante problema e errava o valor por conta da luminosidade. Os estudantes pesquisaram e mudaram o sensor. Agora ele consegue fazer a leitura tanto de dia quanto de noite”, diz.
Protótipo
O protótipo tem 15 centímetros de cumprimento e 7 de largura. A equipe agora trabalha para aperfeiçoar o tamanho e funcionalidade do aparelho. “A ideia é que ele fique como um celular. Atualmente ele é portátil, mas com fios expostos. Queremos que ele fique menor e dê para carregar no bolso”, explica o professor Castilho.
Segundo o professor, os alunos tiveram a ideia após ver um reportagem sobre a dificuldade dos deficientes visuais em identificar as notas. De acordo com Castilho, os resultados obtidos com os testes realizados demonstraram a viabilidade e a eficiência do dispositivo.
O projeto ficou entre os finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizado este mês na Universidade de São Paulo (USP). O trabalho dos estudantes do IF Goiano já foi premiado em uma feira de ciências realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e levou o 2º lugar no Workshop de Inovação da Universidade do Triângulo (Unitri), em Uberlândia.
O professor pede apoio para poder melhorar e produzir o leitor de cédulas. “Pensamos, no futuro, em fazer doações desse aparelho para entidades de ajuda aos deficientes visuais. Precisávamos de alguém para investir na nossa ideia.”

PRESO POR MATAR A MULHER ESCREVEU CARTAS PARA INCRIMINAR EX DA VÍTIMA.


Um pedreiro de 33 anos foi preso na segunda-feira (23) suspeito de matar a própria esposa, de 29, a facadas na casa onde morava, emGoiatuba, no sul de Goiás. O crime ocorreu em fevereiro de 2013, mas somente agora o caso foi solucionado devido a um detalhe: duas cartas, que teriam sido escritas pelo ex-marido da vítima e o incriminavam, foram encontradas no local do homicídio. Porém, no decorrer das investigações, a polícia descobriu que os bilhetes haviam sido escritos pelo atual companheiro da mulher para tentar se livrar da culpa.
Segundo o delegado Gustavo Carlos Ferreira, responsável pelo caso, uma das cartas foi entregue na casa onde o casal morava pelo próprio esposo. Se passando pelo ex, ele afirma que passou na porta da casa, mas não entrou para conversar porque "um homem ficou rondando de moto". Mas no fim, deixa um recado: "Eu disse que você não seria de ninguém. A gente vai se encontrar para acertar as contas".
"O ex-marido da vítima já havia tido problema com ela. Ele inclusive foi preso por ter a agredido quando moravam em Morrinhos. Ela veio para Goiatuba para fugir dele", explica o delegado ao G1.
"Um dos filhos da vítima disse em depoimento que viu o ex-marido da mãe rondando a casa no dia do crime. Junte a isso a agressão em Morrinhos. O esposo também não demonstrou nenhuma ação que o incriminasse. Ele carregou o caixão e chorou muito durante o velório", conta.Além da primeira carta, encontrada no local do crime, uma outra foi achada ao lado do corpo, que também indicava ter sido escrita pelo ex. Ele, que era pai de um dos cinco filhos da mulher, teria escrito: "Acertei as contas com a mamãe". Fora os dois bilhetes, outros indício apontavam o homem como culpado segundo a polícia.
Exame
O ex da vítima chegou a ser preso pelo crime, mas foi solto dois dias depois por um habeas corpus. A investigação mudou de rumo completamente depois que o delegado recebeu, dois meses após o homicídio, o resultado do exame grafotécnico indicou que as cartas não haviam sido escritas pelo antigo companheiro e sim pelo atual.
"A partir daí, começamos a investigar o marido. A apuração durou quase um ano, pois tínhamos uma peça isolada e o quebra-cabeça era mais complicado, precisávamos de outras peças para corroborar o inquérito", diz.

DETRAN CONTINUA NA MIRA DAS RECLAMAÇÕES.


No fim de 2013 e de 2014, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizou alterações nos sistemas, migrando informações sobre as Carteiras Nacionais de Habilitações (CNH) e dados de veículos. Motivo: agilizar e provocar melhora no processo de atendimento do órgão. Mas quem precisa de algum serviço, reclama de falta de informação e a grande espera.
O encanador Junior Carlos e seu amigo Adão Vieira estiveram no local para buscar o documento de um veículo. Ao DM, eles informaram que já aguardavam há duas horas e ainda tinham 30 pessoas para serem atendidas antes deles.
O comerciante Luiz Antônio diz que o tempo total do seu atendimento, incluindo a fila de triagem, foi de 50 minutos. Ele que, antes da mudança de sistema, já chegou a ficar nove horas dentro do Departamento de Trânsito, estranhou a agilidade atual. “Eu até estranhei, porque de praxe todo mundo fala que não é esse tempo tão rápido”.
Luiz foi até o local para realizar uma transferência de veículos e explica que de um lado ocorreram melhorias com a mudança do sistema. Por outro lado, muitas dificuldades surgiram. Segundo ele, hoje o usuário não consegue fazer uma consulta de placa, nem visualizar seu IPVA no site do Detran. O comerciante diz que tentou mais de dez vezes.
Já a principal reclamação do instalador de vidros Aldo Ferreira reside na falta de informações. “Até que o sistema está lento, mas está resolvendo. O ‘brabo’ é a falta de informação. Aqui a gente fica na fila 40 minutos, uma hora, chega lá (no balcão de atendimento) falta papel, você tem que voltar, ficar na fila mais um monte de horas. É complicado esse trem aqui! Já foram quatro vezes que eu volto aqui para transferir um veículo!”, desabafa.
Ele diz que já estava há quase uma hora esperando… e ainda tinham 14 pessoas na sua frente. Aldo afirma que uma semana antes ficou duas horas no órgão e saiu sem resolver sua situação. Na opinião dele, o sistema antigo era melhor, porque demorava, mas resolvia. Conforme o instalador de vidros, antigamente as pessoas saiam do Detran com o que tinham de resolver. Mas com o sistema atual, só passa raiva.

PLACA ERRADA
Quem também está insatisfeito é o comerciante José Geraldo Gonçalves, 53, que alega ter problemas devido a um erro do órgão. Ele explica que um carro foi envolvido em acidente, porém o Detran colocou o chassi e a placa errada e o gravame foi inserido no seu veículo.
José Geraldo afirma que está há um mês tentando resolver a sua situação e não consegue, pois enviaram a retificação de erro para Aparecida de Goiânia. O comerciante diz que já pegou a xerox do documento carimbada pelo Detran de Aparecida e trouxe até o da Capital – e, mesmo assim, seu processo não tem andamento. “Vendi o carro, não recebo. Não recebi porque não transferiu. Está com restrição indevida, porque a restrição era para o outro carro que tinha batido, não o meu. O meu estava guardado”, reclama.
Ele também comenta sobre a atualização do sistema realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás. “Eles pagaram 25 milhões no sistema ainda. Eles não aceitam, mas esse programa não deu certo”, conclui.
Em dezembro de 2013, foi realizada mudança no sistema através da transferência de informações sobre Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), período em que não ocorreu nenhuma abertura, movimentação ou conclusão de serviços relacionados à área.
Entre os dias 19 de dezembro de 2014 e 5 de janeiro deste ano, a alteração ocorreu no sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), data em que serviços como transferência de propriedade, licenciamento e inclusão de veículos novos ficaram também paralisados.
 ESCLARECIMENTO
Em nota, o Detran esclareceu que todos os problemas sistêmicos foram ultrapassados, informando que só em março, segundo dados dos Correios, foram entregues 90 mil documentos, totalizando, desde meados de janeiro, 267 mil documentos entregues aos usuários. O órgão informa que cerca de 300 mil documentos foram impressos pela Central de Emissão de Documentos, sendo 33 mil entregues a despachantes e concessionárias.
“Orientamos aos proprietários de veículos verificarem se todas as taxas referentes a seu veículo foram quitadas (IPVA, licenciamento, seguro obrigatório e eventuais multas), se o endereço está atualizado e se não há impedimento legal para a geração do documento (restrição judicial, registro de furto, serviços pendentes). Todos os problemas pontuais registrados até o momento se encaixam nessas situações”, diz nota do departamento.

Órgão diz que não existe problemas com boletos

José Geraldo Gonçalves, comerciante: inúmeros transtornos provocados pela burocracia dentro do órgão de trânsito do governo de Goiás(Foto: Ruber Couto)
José Geraldo Gonçalves, comerciante: inúmeros transtornos provocados pela burocracia dentro do órgão de trânsito do governo de Goiás(Foto: Ruber Couto)
Em relação aos boletos, o Detran comunica que não há registros concretos de problemas como o código de barras de boletos de IPVA. O órgão diz que, segundo a Caixa Econômica Federal, não há notificações de que tenham ocorrido estornos de pagamentos motivados por falha no código de barra. Dos 1,2 milhão de boletos gerados neste ano para pagamento antecipado do imposto com desconto, mais de 64 mil já foram compensados sem críticas. Para quem esteja na situação de estorno, a recomendação é procurar o Detran com os comprovantes de estorno e de pagamento tempestivo. Um novo documento será emitido para que a concretização do serviço.
A nota ressalta que a impressão do boleto não tem relação com a migração do sistema de TI, realizada no início do ano. “O órgão ressalta também que a crise industriada não reflete a realidade, alegando que os problemas existem, mas são pontuais e toda a autarquia está empenhada em saná-los no menor tempo possível”, diz o documento.
MP analisa justificativas e pode acionar na Justiça
 No dia 27 de fevereiro, o promotor de Justiça Goiamilton Antônio Machado, da 70ª Promotoria de Goiânia (Defesa do Consumidor), realizou audiência com o presidente do Detran, João Furtado de Mendonça Neto, o chefe de gabinete do órgão, Oberdan Humberton Rodrigues Valle e a gerente jurídica, Vilma Maria da Silva Cardoso.
No encontro, que teve como tema os problemas de atendimento enfrentados pelo órgão, foram cobradas explicações sobre as falhas e atrasos nos serviços realizados no Detran. Durante a reunião, a Promotoria fez uma proposta de formalização de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para fixação do tempo de atendimento do órgão, nos moldes do sistema bancário.
Em relação ao proposto no TAC, João Furtado alegou que demandaria investimentos que ainda não estão definidos, apesar de existir a intenção de implantar um padrão de qualidade nos serviços. Diante das afirmações do presidente do Detran-GO, o promotor deu prazo de 15 dias para  apresentação técnica dos problemas informados.
Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás afirma que na reunião a diretoria do Detran “explicou a natureza das dificuldades enfrentadas pelo órgão e as medidas adotadas para solucioná-los”. O documento informa também que a autarquia renovou com o MP o compromisso de prestar um atendimento de qualidade aos cidadãos.
O Diário da Manhã entrou em contato com 70ª Promotoria do Ministério Público. A promotoria informou que a documentação foi entregue pelo Detran-GO e está sob análise.

terça-feira, 24 de março de 2015

CHUVA FORTE ELEVA NÍVEL DE CÓRREGO E ALAGA RUAS DE IPORÁ, GO.


Moradores de  Iporá, no oeste de Goiás, foram surpreendidos por um temporal na madrugada desta segunda-feira (23). Vídeos registraram a força da água em vários pontos da cidade. Em um deles, um carro do Corpo de Bombeiros aparece puxando um carro de passeio que ficou preso na enxurrada. Em outra imagem é possível ver que o nível do Córrego Tamanduá, que corta a região, subiu quase até nível da rua.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido, mas uma área de risco é monitorada. Ao todo, 16 residências com 41 moradores são orientados pelas equipes da corporação.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em sete horas choveu na cidade o equivalente ao esperado para os próximos 15 dias. Ao todo, segundo os cálculos do instituto, o volume de água chegou a 98,2 milímetros.

JUSTIÇA AFASTA PREFEITO, POR 30 DIAS.


A juíza substituta Fláviah Lançoni Costa Pinheiro determinou o afastamento, por 30 dias, do cargo do prefeito de Goianira, Randel Miller de Assis Santos, e do secretário de Infraestrutura e Transporte do município, Belchior Augusto Caetano. A magistrada acolheu pedido liminar feito pelo Ministério Público em ação por improbidade administrativa que apontou a realização de contratação temporária de prestadores de serviços sem autorização legislativa, bem como de processo seletivo simplificado para servidores. Ambos tiveram seus bens bloqueados.
A ação civil pública foi proposta pelo promotor de Justiça Paulo Vieira Rangel, em 2014. De acordo com o MP, o prefeito atual e o ex-prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade, realizaram contratações temporárias de forma ilegal. O atual administrador encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei contendo a previsão de contratação temporária de 60 pessoas para exercerem as funções de gari e 10 para a de motorista. O projeto foi aprovado e culminou na Lei Municipal nº 1.479/2013.
Conforme os autos, existem fortes indícios de que nos meses posteriores à aprovação da lei foram realizados contratos temporários sem autorização legislativa e também se percebeu que houve contratação de servidores para cargos não autorizados pela norma legal, contratos temporários celebrados antes da publicação e também da vigência da norma e ausência do processo seletivo simplificado legalmente exigido.
A magistrada ponderou que os valores utilizados para pagamento aos servidores contratados temporariamente de forma ilegal causam dano ao erário, uma vez que foram empenhados sem autorização legal. “Os valores correspondentes devem ser garantidos desde já, para assegurar que o devido ressarcimento ao poder público, em caso de condenação, a fim de se evitar a dilapidação do patrimônio”, frisou Fláviah Lançoni, ao justificar o bloqueio de bens.
←  Anterior Proxima  → Página inicial