A administração do governador Marconi Perillo é exemplo para o Brasil e para o governo federal, afirmou ontem o empresário João Dória Jr., presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), durante abertura, ontem, do 3º Fórum Brasileiro de Alimentos. “Nesses 100 dias de governo, Marconi deu o tom de sua nova administração: dinâmica, com menos secretarias e com pessoas eficientes”, acrescentou João Dória, para uma plateia de empresários e políticos, no Hotel Mercure, em Goiânia.
João Dória ressaltou ainda o exemplo de austeridade, verdade e transparência do governo goiano. “Aqui tem resultado”, disse, ao citar um dos exemplos da nova gestão estadual, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e da Agricultura, José Eliton Jr. Segundo Dória, José Eliton vale por cinco, num exemplo de sacrifício e doação. “Isso é governo. Os bons sabem disso”, observou.
Em sua breve participação na abertura, o governador Marconi Perillo agradeceu o reconhecimento do presidente do Lide e demonstrou alegria por ver o auditório tomado por empresários e representantes do setor. “No ano que vem, será preciso aumentar o número de lugares”, disse, ao agradecer o Grupo Lide por inserir Goiânia e Goiás no rol de seus eventos.
“É motivo de honra e orgulho ser inserido nesse conjunto de eventos especializados, com temas cruciais para o Brasil e para o mundo”, afirmou Marconi, ao afirmar que o evento tem o apoio do governo pelo menos até 2018. “Espero que (o fórum) seja realizado por muito mais tempo, porque Goiás não vai parar, e está de portas abertas para este e outros eventos do Lide”, disse Marconi.
Para o governador, o fórum representa o comprometimento do setor com o que há de melhor no País. Para ele, o evento evidencia a importância do setor para o PIB goiano e brasileiro. “Um segmento forte, vigoroso, que colabora de forma decisiva com o desenvolvimento de Goiás e do Brasil”.
José Eliton Jr. também destacou sua alegria por receber um evento de tamanha relevância para Goiás, ao contribuir com “ideias, projetos e o debate construtivo”. E ressaltou a importância da participação do governo de Goiás no Fórum, num trabalho no qual se empenhou, com as deliberações do governador.
Outros representantes do setor e do Lide fizeram breves apresentações, nas quais mostraram a importância do setor de alimentos para a economia local e nacional. Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Edmundo Klotz citou a importância de produzir com sustentabilidade alimentos de alto nível de qualidade.
O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e presidente do Lide Internacional, Luiz Fernando Furlan, por sua vez, lamentou a crise vivida hoje pela economia brasileira. “Vai mal na média e pior ainda na mídia”, brincou, em trocadilho. Mas garantiu apoio do setor na recuperação da economia. “Não podemos ser expectadores. É preciso investir e gerar empregos, levar o Brasil para o exterior”, alertou.
Representante do Lide em Goiás, André Luiz Rocha lembrou o salto de oito vezes no valor do PIB goiano nos últimos 15 anos, e o apoio decisivo do governo ao setor, com o qual sempre manteve diálogo aberto.
Ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues lembrou sobre os pontos abordados no evento, ao destacar a tecnologia, responsável, segundo ele, pelo “salto extraordinário” do agronegócio brasileiro. E citou também a importância da agregação de valor aos produtos, ao observar que o Brasil quer exportar cada vez mais produtos processados com valor agregado, e não apenas commodities.
Participaram ainda do 3º Fórum Brasileiro de Alimentos representantes das unidades regionais do Lide, os deputados federais Alexandre Baldy e Giuseppe Vecci, entre outros. O presidente João Dória Jr. comemorou a receptividade do evento, que, segundo ele, registrou recorde de público, com mais de 300 pessoas. “Aqui (Goiânia) realizamos este evento há três anos com resultados importantes”.
0 comentários:
Postar um comentário