sábado, 30 de julho de 2016

ADOLESCENTE APREENDIDO EM MORRINHOS TRADUZIA TEXTOS DE TERRORISTAS


O adolescente de 17 anos apreendido pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (29) em Morrinhos, sul de Goiás, era responsável por traduzir textos do Estado Islâmico para o português, informou a TV Anhanguera nesta sexta-feira (29). Segundo o telejornal, o suspeito era muito atuante nas redes sociais e era responsável por conquistar novos seguidores. 
O cumprimento do mandado de internação de menor faz parte da Operação Hashtag, que investiga envolvidos em atos preparatórios de terrorismo para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. A operação aconteceu em conjunto com a Polícia Civil de Goiás, que disse não estar autorizada a passar mais informações sobre o caso.
De acordo com texto da Folha de S. Paulo, publicado na tarde desta sexta, o adolescente e a família foram deportados dos Estados Unidos por estarem vivendo de forma ilegal no país. Ainda segundo o jornal, setores de inteligência estrangeiros informaram que uma das razões da deportação foi o envolvimento do suspeito com terroristas do Estado Islâmico pela internet. 
Operação 
O adolescente foi o 13º preso da Operação Hashtag. As investigações do Centro Integrado Antiterrorismo (Ciant), que conta com a participação de agências de inteligência de outros países, apontam que o grupo estaria panejando um atentado para as Olimpíadas do Rio. Informações sobre compra de armas e fabricação de explosivos estariam sendo compartilhadas entre os integrantes do grupo.  
Essa operação da PF é a primeira que tem como base a nova lei anti-terrorismo, que tipifica como crime preparar atos terroristas. As informações da investigação foram colhidas através de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp e o Telegram. 
Dois dos presos na Hashtag, Leonid El Kadre de Melo e Valdir Pereira da Rocha,já se conheciam por terem cumprido pena em unidades prisionais do Tocantins. 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário