domingo, 29 de novembro de 2015

GOIÁS CONTINUA EM ALERTA


Ruas alagadas, 45 árvores caídas na Capital e 4,5 % consumidores sofrendo com a falta de energia, essas são algumas causas das chuvas fortes que vem caindo sobre Goiânia e algumas regiões do estado, desde a última segunda-feira (23). De acordo com o Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) Goiás ainda continua em estado de alerta para chuvas intensas.
Em entrevista ao Diário da Manhã, a meteorologista Elizabeth Alves Ferreira, Chefe do Distrito do Inmet em Goiás, a previsão do clima para hoje (26) é encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente no período da tarde. A temperatura mínima deve ficar de 20ºC e máxima chegando aos 32ºC. Já a umidade varia de 50 a 95%.
De acordo com o Inmet, o estado de alerta é devido as fortes rajadas de ventos intensos, pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e trovões. “Nós estamos tendo o contraste de temperatura mais acentuada – com a abertura de sol pela manhã as temperaturas ficam mais elevadas. A causa disso é a atuação do El Niño. E tendo a umidade na atmosfera ocorre a formação de nuvem convectivas, que tem o desenvolvimento vertical bastante acentuado ”, afirma Elizabeth.
A meteorologista explica que esse tipo de nuvem é denominado de cumulonimbus e indica tempestade que traz ventos e pancadas de chuvas intensos. O período de duração das chuvas provocadas por essas nuvens é em torno de meia hora até duas horas. “Essa semana deve continuar com essas condições climáticas. E vai predominar no final da primavera até o verão”, explica Elizabeth. O Inmet reforça que as regiões que mais devem ser afetadas é o Sul, Norte, Noroeste, Leste e Centro goiano. Além disso, deve atingir as regiões do Tocantins e Minas Gerais.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário