domingo, 8 de fevereiro de 2015

SERÁ QUE VAI FALTAR ÁGUA EM GOIÁS?




A Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) apresentou um relatório técnico, detalhando a situação dos municípios goianos que, de acordo com o Atlas de Abastecimento da Agência Nacional das Águas (ANA), precisavam de uma novo manancial para não sofrer falta de água este ano. O levantamento da estatal confirmou que, nos últimos anos, grande parte dos mananciais citados em reportagem do POPULAR, no último domingo, apresentou problemas de vazão insuficiente para a tender o consumo da população. Mas destaca que diversas obras foram concluídas ou estão em andamento e afirmou que, a princípio, não há riscos de desabastecimento nas cidades mais populosas do Estado.

De acordo com o balanço, a perfuração e interligação de poços foi a medida mais adotada pela Saneago. Entre 2011 e 2014, Aparecida de Goiânia, Bonfinópolis, Cocalzinho, Cristalina, Crixás, Estrela do Norte, Itarumã, Mozarlândia, Nova Crixás, Ouvidor e Santa Bárbara tiveram novos pontos de captação perfurados, totalizando 11 municípios.

“As águas subterrâneas são aproveitadas desde a antiguidade e, atualmente, existem diversas cidades no Brasil e no mundo que se utilizam de poços profundos para abastecer a população com água tratada de excelente qualidade e na quantidade necessária”, diz o relatório.

Entre os destaques do documento estão a construção de barragens em Formosa e Rio Verde, além de dois grandes novos sistemas produtores: o Mauro Borges, na região metropolitana de Goiânia, e Corumbá IV, no Entorno do Distrito Federal.

Mais informações: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/saneago-contesta-estudo-da-ana-1.776055
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário