domingo, 1 de fevereiro de 2015

APAGÃO! MAIS UMA VEZ EM ÁGUA LIMPA! POR QUÊ?


A época de chuvas é vista por muitas pessoas como um período onde os transtornos urbanos se intensificam. Enchentes alagam cidades, barrancos desmoronam, estudantes se molham indo pra escola, faculdade. Um dos problemas que passa a ocorrer com maior freqüência no período chuvoso é a queda de energia, por que isso acontece? A rede elétrica é feita de açúcar? .
Quando o período das chuvas começa a rede elétrica sofre com a mudança brusca e a energia começa a faltar principalmente no período inicial de chuvas. Com tanto tempo sem chover diversos equipamentos do sistema elétrico sofrem danos com a seca intensa. A isolação de cabos e equipamentos da rede acaba ficando ressecada e com a chuva ocorrem “fugas” e a energia acaba. Outro motivo é a própria intensidade da chuva que cai no início da temporada. Geralmente são fortes, com muitos raios, que atinjem a rede o que acontece? O fornecimento de energia é interrompido. Outro motivo são as árvores! Isso mesmo, as árvores. Geralmente, chuvas fortes são acompanhadas de ventania, logo os galhos que estão próximos a rede acabam encostando e atuando na proteção do sistema, que, por precaução suspende o fornecimento de energia para que danos maiores não sejam causados. Poluição na rede elétrica também contribui para a intensificação das quedas de energia no período chuvoso: “pipas” (papagaios), tênis, fitas magnéticas, linhas e diversos outros objetos são encontrados nas redes de distribuição de energia, quando chove a resistência desses materiais fica menor e ocorrem mais e mais quedas de energia. 
Em Água Limpa, cidadezinha ao sul do Estado de Goiás, não precisamos de muitas chuvas para acabar a energia, basta uma leve ameaça e pronto, estamos todos nos escuro de novo. Nem mesmo a construção de uma Subestação, com a promessa da CELG de que pelo menos diminuiria esta problema, de fato resolveu alguma coisa. Comerciantes, principalmente, sofrem com os prejuizos provocados pela falta de energia. Esperamos que o Governo do Estado e a CELG sejam sensíveis a estes problemas e efetuem de forma mais intensa as manutenções que a rede elétrica precisa para que as constantes quedas de energia se tornem cada vez mais raras.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário