Depois de comemorar uma bem-sucedida realização da Romaria de Carreiros, com 323 carros de bois na passarela, ocorrida na quinta-feira, o governo municipal de Trindade, gestão do prefeito Jânio Darrot (PSDB), viu consolidar a Romaria dos Cavaleiros, cuja ideia nasceu na atual administração. “Os cavaleiros desfilavam sempre após os carreiros e isto acontecia sem público, com o Carreiródromo vazio. Então decidimos separar os desfiles para valorizar estas comitivas que também fazem parte da tradição e da história de Trindade. Trabalharemos no próximo ano para que o sucesso deste evento seja ainda maior”, disse o prefeito Jânio Darrot, que estava acompanhado da primeira-dama Dairdes Darrot, do vice-prefeito Gleyson Cabriny, do deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB), do diretor do Detran-GO, João Furtado, dentre outras autoridades.
À frente do desfile, o redentorista e padre Nildo Barbosa falou sobre a importância do cavalo na história de Trindade. “Constantino Xavier achou o medalhão, foi até Pirenópolis (GO) esculpir a imagem do Divino Pai Eterno, a cavalo, não tendo como pagar vendeu o seu cavalo para quitar o serviço e voltou a pé com a imagem para Trindade”, ilustrou.
Não existem registros de grandes desfiles de carros de bois no mundo. Trindade é o maior deles e mesmo estando apenas no seu segundo ano, a cidade superou o desfile de cavaleiros da Festa do Peão de Americana, que possui 30 anos de realização, até então o maior evento desta natureza, com mais de três mil cavalos na arena.
Para Sebastiana Oliveira, residente em Uberaba-MG, que assistiu as romarias de carreiros e cavaleiros, o desfile dos cavalos foi mais contagiante. “O desfile dos cavaleiros traz uma pessoa ou mais para cada animal, provocando uma energia muito bacana. Muita gente bonita, animada. Eu e a minha família divertimos bastante, adorei o formato da animação, com locutores muito bem preparados para a função”, declarou.
Piracanjuba
Pelo segundo ano consecutivo, a Comitiva Romeiros do Pai Eterno da cidade de Piracanjuba (GO) trouxe a maior quantidade de pessoas para a Romaria. 298 integrantes desfilaram neste 2015. Os tocadores de berrantes, tanto do sexo masculino quanto feminino, compõem o mix de atrações do evento.
SHOWS e PROGRAMAÇÃO ATÉ DOMINGO
PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
- 5h – Alvorada festiva na Matriz e na Basílica
- 5h30 – Procissão da Penitência da Matriz à Basílica
Na Matriz
- Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30
- Oração do Terço: 13h
- Novenas: 9h e 14h
Na Basílica
- Missas: 6h, 7h, 12h, 17h30 e 19h
- Oração do Terço: 10h e 14h
- Novenas: 8h30 e 15h
- Novena Solene: 20h
Confissões
- Todos os dias na Basílica e na Matriz das 6h às 21h
Batizados
- Todos os dias, às 10h, no Salão Paroquial
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
- Dia 4 de julho – Sábado
12h – Missa com os Foliões – Basílica
14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial
17h30 – Missa com os Carreiros – Praça da Basílica
22h – Carreiródromo – Show com Alecir e Alessandro
- Missas na Madrugada: de 3 a 5 de julho
Basílica – 0h, 2h e 4h
Obs: No dia 5 não haverá Missa às 4h
ÚLTIMO DIA DA FESTA – 5 DE JULHO – DOMINGO
4h30 – Alvorada festiva com fogos e sinos
5h – Procissão da Penitência
5h45 – Santa Missa na Praça da Basílica
8h – Missa Solene da Festa com a presença do cardeal de Roma – Dom Lorenzo Baldisseri
16h30 – Procissão Luminosa e Missa de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça da Basílica (levar velas)
è Missas deste dia:
Matriz: 11h, 12h30 e 14h
Basílica: 10h30, 12h, 13h30 e 15h
0 comentários:
Postar um comentário