Dando continuidade à política de expansão dos serviços prestados pelas entidades militares de Goiás, o governador Marconi Perillo participou na manhã de hoje (02/07/15) da entrega de nove viaturas de combate a incêndio e resgate hospitalar e cinco equipamentos de salvamento de vítimas de ferragens, chamado de desencarcerador, para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Os veículos e equipamentos serão destinados para os postos do interior e da capital.
Na solenidade, realizada no 1° Batalhão da Corporação, no Centro, foram entregues ainda 31 Medalhas de Mérito Dom Pedro II, a maior condecoração da entidade, para autoridades que prestaram serviços notáveis à corporação. Entre os homenageados estavam a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, e os jornalistas Fábio Castro e Silvye Alves.
O ato marcou o Dia Nacional dos Bombeiros, comemorado neste dia 2 de julho. Outros 231 membros da corporação, que se destacaram em ações operacionais e de atividade-fim, também foram condecorados com Medalhas de Mérito Profissional.
Marconi ressaltou os investimentos realizados pelo Estado para a democratização do serviço. “Mais de R$ 40 milhões foram investidos pelo Funebom (Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros) nesta corporação, apenas nos últimos quatro anos.
Antes, o nosso desafio era levar a corporação para as 30 maiores cidades. Hoje, já estamos em 50 municípios. Temos orgulho em dizer que os bombeiros em Goiás é uma das instituições mais bem equipadas do Estado e do País”, destacou o governador, durante discurso.
Diante do investimento realizado pelo Estado para expansão do serviço pelo interior, a instituição já conta com 55 postos de atendimento em Goiás e um efetivo de mais de 2,7 mil militares. As viaturas e os desencarceradores entregues hoje serão destinados às unidades dos bombeiros localizadas em Itaberaí, Luziânia, Rio Verde, São Luís de Montes Belos e Goiânia.
O governador destacou a evolução em equipamentos que possibilitam o serviço da entidade. “Em 2001, tínhamos apenas duas viaturas de combate a incêndios em Goiânia. Somente hoje estamos entregando nove viaturas para as cidades do interior. Tenho orgulho de ter, ao longo dos anos como governador, colaborado para ampliar, fortalecer e equipar esta corporação como nunca em Goiás”, ressaltou aos presentes.
Medalhas
O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Goiás com uma série de eventos, que tem na cerimônia militar de entrega de medalhas o ponto alto. A Ordem do Mérito Dom Pedro II, instituída para comemorar a data, reverencia o patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Goiás com uma série de eventos, que tem na cerimônia militar de entrega de medalhas o ponto alto. A Ordem do Mérito Dom Pedro II, instituída para comemorar a data, reverencia o patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
Para oficializar a importância da profissão, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das corporações.
Marconi destacou a data como uma das mais emblemáticas do calendário civil e militar. “Esta é uma data especialíssima. Os bombeiros formam uma das três instituições mais respeitadas em todo o Brasil. No seu trabalho, sempre abnegado, o bombeiro leva esperança à população”, afirmou.
Em Goiás, a corporação atua nas áreas de combate a incêndios, emergências com produtos químicos, explosivos e inflamáveis e material radiativo, busca e salvamento, socorro de emergência, salvamento náutico, transporte inter-hospitalar de recém-nascidos em UTI Neo-Natal, prevenção de sinistros e apoio às ações de defesa civil, além da colaboração com prefeituras e outras instituições em campanhas ou emergências não programadas.
0 comentários:
Postar um comentário