FOLHA DE ÁGUA LIMPA

DOR INTENSA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

CONTAS REPROVADAS! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

DENÚNCIA!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

PRISÃO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

TORTURA DE CRIANÇAS! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ENTRAR COM MACONHA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MAIS MORTES! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MAIS CARO!!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

SUSPENDEU! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ACIDENTE! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

O PERIGO AUMENTA!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ATOLADO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MOMENTO DE RAIVA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MODERNIZANDO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

PRESOS! ...

sexta-feira, 31 de julho de 2015

VOLTA ÀS AULAS, ORGANIZAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NA VIDA DAS CRIANÇAS


Com a volta as aulas neste dia 03 de agosto, a palavra-chave é organização. É preciso organizar-se com horários de cada atividade, como das refeições, aulas, atividades extracurriculares, momento das brincadeiras, e, claro, a hora do sono, que foi alterada nas férias - a criançada dormiu e acordou mais tarde, e isso contribuiu para a bagunça do reloginho biológico, incluindo-se aí também o horário de verão.
Crianças bem pequenas ainda não possuem recursos cognitivos que lhe deem, por exemplo, a noção de tempo. Por isso, vale introduzir uma rotina desde cedo que, além de ajudar no cumprimento de suas tarefas, vai contribuir e muito em sua vida adulta, já que precisará conciliar estudos, trabalho e vida pessoal.
Agora, dias antes do retorno à escola, deve ser antecipada a hora de ir para a cama, e também fazer com que o pequeno acorde mais cedo. Vale explicar que logo as aulas irão começar e, para isso, é preciso estar descansado e preparado para o reinício.
Uma dica divertida para fazer a criançada entender a importância do estabelecimento de horários para a realização de suas tarefas, e até ajudá-la a criar uma rotina para isso, é criar um quadro em conjunto, ilustrando e estabelecendo as horas certas para cada atividade. Importante também que os pais deixem este quadro em um lugar visível para criança, o que a ajudará a memorizar sua rotina.
Por fim, lembro que bom senso é fundamental. Criar uma rotina para a criança ajudará e muito em sua vida, mas não podemos esquecer que criança deve ser criança e em sua agenda deve ter momentos de lazer, diversão e brincadeiras.

MARCONI TORNA-SE REFERÊNCIA DE OPOSIÇÃO RESPONSÁVEL


O governador Marconi Perillo (PSDB) voltou a dar o tom do noticiário nacional ao afirmar que, em meio à aguda crise política e econômica em que o governo Dilma Rousseff está mergulhado, prevaleça a defesa das instituições e da estabilidade econômica. As declarações do tucano foram destaque ontem na imprensa nacional em meio ao alvoroço provocado pela reunião com governadores proposta por Dilma e a decisão da direção do PSDB nacional, sob o comando do senador Aécio Neves (MG), de estimular as manifestações de rua marcadas para 16 de agosto.
Os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Valor Econômico e Correio Braziliense destacaram a posição de Marconi. De acordo com a matéria publicada nesta terça-feira (28/7) em O Estado de S.Paulo, Marconi Perillo (PSDB) afirmou que não interessa a nenhum governador “o prolongamento da crise econômica”. “É preciso conversar muito, todos nós, sobre as dificuldades que os governos enfrentam por causa da recessão”, disse Perillo, conforme reproduz a reportagem.
O jornal Valor Econômico aponta que os governadores do PSDB querem aproveitar a reunião para reivindicar a aprovação de propostas, como a reforma do ICMS e a criação dos fundos de compensação e desenvolvimento regional. De acordo com o texto, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), observou que rejeitar o convite da presidente poderia soar como um “boicote e um desprezo” à realidade atual do País.
“Marconi corroborou as palavras do correligionário ao ressaltar a ‘responsabilidade de gestão’ dos governadores e classificar como ‘indelicado’ uma eventual recusa, sobretudo no momento em que os Estados enfrentam problemas de caixa com a crise econômica”, assinala o Valor Econômico. Os jornais, em suas edições on-line e impressas, destacaram a frase do governador segundo a qual “não há nada de mais” que os governadores aceitem o convite da presidente, e que seria “deselegante” com Dilma caso eles não comparecessem ao encontro.
O Correio Braziliense segue e reforça que “integrantes do governo chegaram a temer pelo sucesso da convocação, especialmente depois do vazamento da informação de que o Planalto estaria interessado em buscar um pacto pela governabilidade e um apoio contra o julgamento das pedaladas fiscais”. “Para o governador de , Marconi Perillo (PSDB), seria indelicado recusar um convite da presidente para discutir a crise econômica brasileira”, aponta o Correio. “Não interessa, a nenhum de nós, o prolongamento da crise econômica”, reproduz o jornal, defendendo que os governadores tucanos definam com antecedência uma pauta conjunta do partido.
A coluna Painel, da Folha de S.Paulo, revela como ponto de atenção que “governadores convidados para o encontro com Dilma nesta quinta-feira articulam uma reunião prévia sem a presença da petista”. Conforme o Painel, “eles querem unificar posições e estabelecer uma pauta comum a ser debatida, para não ficar ‘a reboque’ da presidente”.
No encontro marcado para hoje de governadores com Dilma Rousseff, em Brasília, a oposição entrará dividida. O site do PSDB nacional deu ampla divulgação para a sugestão de Marconi Perillo em reunir os chefes do Executivo antes da reunião com a presidente. “‘Nós, governadores, temos a responsabilidade de gestão. Para nenhum de nós interessa o prolongamento dessa crise econômica’, afirmou Perillo em São Paulo”, relata o Portal Tucano.
A posição do governador de Goiás foi marcada antes mesmo dos protestos, em março, em que milhares de pessoas foram às ruas pedir o impeachment da presidente. À época, o presidente do PSDB, Aécio Neves, afirmou haver “motivo extremamente forte” para afastar Dilma, após a constatação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) das chamadas “pedaladas” do governo federal para maquiar transações entre os bancos estatais e a União.
Em fevereiro, os principais jornais afirmaram que Marconi “remava contra a maré” das lideranças do PSDB. “Acho que a Dilma precisa ter condições de governabilidade, precisa tomar muitas medidas que só ela pode tomar, mas ela tem o direito a governar. Ela ganhou”, disse ao jornal O Popular. A posição do governador de Goiás dividiu a cúpula do PSDB, que acabou recuando nas investidas pró-impeachment.
O mais novo membro do time de opositores, o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), aprovou a criação, este mês, de quatro comissões parlamentares de inquérito (CPIs) – duas contra o governo. Cunha planeja, ainda, viabilizar na Casa o que tem sido classificado de pautas-bomba. Ele autorizou a criação das CPIs do BNDES e dos Fundos de Pensão. Outra medida foi despachar 12 pedidos de impeachment da presidente Dilma para tê-los prontos para serem analisados pela Câmara.
Na próxima sessão do Congresso, está marcada a votação de vetos a projetos que deverão gerar grande impacto nas contas públicas, como o que altera o fator previdenciário. Cunha afirmou haver grande possibilidade deste veto ser derrubado. No Planalto, a maior preocupação é com o projeto que dobra o reajuste do FGTS.

EX-PM INVADE DELEGACIA E MATA PRESO


O ex-policial militar Iris Santos Lira foi preso sob acusação de sequestrar e matar Sérgio Vieira Ribeiro de Oliveira, 21 anos, que estava preso na Delegacia de Palmeiras de Goiás, a 82 quilômetros de Goiânia. O crime aconteceu na noite de terça-feira. Iris usou um disfarce e, com a ajuda de um comparsa, invadiu a delegacia. Segundo a polícia, ele amarrou os três agentes e raptou o detento da cela, levando-o para um local próximo à GO-050, onde a vítima foi executada a tiros. 
Sérgio estava preso pela morte da ruralista Eraldina de Freitas, 69 anos, conhecida como Dona Ica. Ele teria confessado que matou a idosa a facadas e roubou um carro e uma arma que estavam em sua fazenda. O crime aconteceu em abril último e causou muita revolta em Palmeiras de Goiás. Familiares e amigos de Dona Ica chegaram a cercar a delegacia e ameaçaram o acusado de linchamento. 
Iris Santos confessou que matou o preso Sérgio Vieira por vingança, alegando que acompanhou o sofrimento dos filhos da ruralista. Ele e o comparsa foram presos em flagrante pela polícia. O corpo também foi localizado três horas depois do assassinato, nas proximidades da GO-050. 

VOLUNTÁRIOS VÃO REFORMAR CASA DE FAMÍLIA CARENTE EM APARECIDA DE GOIÂNIA


A casa da empregada doméstica Maria de Jesus, no setor Girassóis, em Aparecida de Goiânia, será totalmente reformada nesta sexta-feira (30), por um time de 40 voluntários da Terral Incorporadora.A casa vai receber pintura nova, troca de todo piso, da fiação, do telhado, das portas e janelas, adaptação da cisterna, construção do muro e da calçada e limpeza do quintal.
Dona Maria sustenta três filhas e duas netas. Com muita luta, ela conseguiu comprar o lote, chegou a morar nele debaixo de lona e, recentemente, havia construído uma pequena casa, por meio de doações. Mas o imóvel estava em situação precária.
A ação é a conclusão do projeto social Mutirão do Bem, iniciado em fevereiro deste ano, quando aconteceu a primeira visita à casa de Dona Maria de Jesus. Os materiais utilizados na obra foram doados por empresas.
Dados
O déficit habitacional no Brasil chega a 7 milhões de moradias. Só em Goiânia e Aparecida de Goiânia, ele chega a 45 mil, segundo dados da Agência Goiânia da Habitação (Agehab), fora as casas que estão em situação precária e precisam de intervenções urgentes.

terça-feira, 28 de julho de 2015

CIDADE DE ÁGUA LIMPA, ATRAVÉS DA SM DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, REALIZA NESTA TERÇA (28/07) A VI CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CENTRO DE EVENTOS.


A Secretária Municipal de Assistência Social da cidade de Água Limpa realiza hoje durante todo o dia a VI Conferência Municipal de Assistência Social. Toda a equipe técnica da Secretaria estará empenhada durante todo o dia em apresentar resultados e propostas no ãmbito da Secretaria dentro do município. No processo de conferências de assistência social em 2015, segundo a Secretaria, o desafio é ir além dos resultados alcançados pelas conferências antecessoras e projetar o direcionamento da política para os próximos 10 anos. Para a construção de diretrizes para o Plano Decenal 2016-2026 a meta é nos guiar por uma visão de futuro e partir da reflexão acerca dos acertos e superações que as conferências anteriores e a experiência de implementação do SUAS nos proporcionaram. Pela manhã será servido café da manhã para os presentes e as 11:30 também será servido almoço aos participantes da conferência.
 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

RIO PIRACANJUBA TAMBÉM DÁ SINAL DE VIDA NA DIVISA DE ÁGUA LIMPA COM BURITI ALEGRE


A página da prefeitura de Água Limpa (Arquivo de Gabinete) publicou hoje foto tirada pela professra Lucieny Santana (foto acima), sobre a ponte que divide os municípios de Água Limpa e Buriti Alegre, que mostra o Rio Piracanjuba dando sinal de vida. As águas começam a sair do antigo leito do rio e a ocupar as margens de outrora. É um suspiro de vida que volta áquele local, dando novo alento e a esperança de que o lago volte a ficar cheio ou, pelo menos, a não ficar tão vazio. Não há nenhuma informação oficial sobre o quanto a água vai subir ou se volta a baixar em curto espaço de tempo. Nos resta torcer para que o lago mostre toda a força de antes e derrame alegrias para a população local.

CASA LOTÉRICA É ASSALTADA EM INDIARA


Uma casa lotérica foi assaltada, por volta de 15h30 desta segunda-feira (27), em Indiara. Segundo a Polícia Militar (PM), quatro homens chegaram ao local conduzindo um carro. Eles desceram do veículo com pistolas e revólveres e efetuaram alguns disparos contra o segurança do estabelecimento. Após pegarem o dinheiro o quarteto fugiu.
A quantia levada ainda não foi informada. O segurança foi encaminhado ao hospital da cidade e passa bem, sem risco de morte. A polícia ainda realiza buscas para capturar os suspeitos.

SERVIDORES QUE GANHAM MAIS DE R$ 3,5 MIL RECEBERÃO ATÉ DIA 10


O Estado vai mudar a forma de pagar o funcionalismo público neste mês. Nota oficial divulgada pelo governo no início da tarde afirma que foi adotada uma nova metodologia. Funcionários com vencimentos menores, até o patamar de R$ 3,5 mil líquidos, receberão salário integral até o dia 31 deste mês. Isso representaria 111 mil servidores, ou 80% do quadro de pessoal, segundo o governo. Os 20% restantes receberão até o dia 10 do próximo mês. Ainda segundo o governo, esse prazo está de acordo com a legislação.
Com isso, o governo afirma que beneficiará quem ganha menos e que poderia ser prejudicado pelo esquema de parcelamento salarial. Ficarão para pagamento posterior os salários mais altos, pagos a cargos de direção e assessoramento do governador. A princípio a metodologia será aplicada na folha referente ao mês de julho, mas dependendo da receptividade poderá se estender para os próximos meses.
A informação foi divulgada depois de uma série de especulações sobre a forma de pagamento neste mês. No site da Associação Goiana dos Auditores Fiscais dos Tributos Estaduais (Agate) chegou a ser publicada mensagem afirmando que, “segundo fontes seguras”, quem ganha acima de R$ 3,5 mil receberá somente por volta do dia 10, o que coincide com a decisão do governo estadual.

sábado, 25 de julho de 2015

JOVEM DE 23 ANOS E QUE PESA 38 KG LUTA POR LEITE ESPECIAL, EM GOIÂNIA


A estudante Regina Paula de Sousa, de 23 anos, sofre de uma doença rara e pesa apenas 38 kg. Ela luta para conseguir um leite em pó especial de alto custo nas farmácias da Prefeitura de Goiânia. Cada lata custa R$ 400 e a família afirma que não tem condições de arcar com o tratamento. Com a falta do produto desde 2012, a jovem já perdeu 20 kg.
A jovem sofre da Doença de Crohn, que ataca o intestino, além de causar febre e fortes cólicas. O alimento especial seria uma forma da jovem voltar a ter uma rotina normal. Porém, como ela não consegue o leite com a frequência necessária – ela deveria consumir 6 latas por mês – ela continua perdendo peso.
“Não é fácil, porque ele [leite] é o que me ajuda a comer bem, a cicatrizar o intestino para ter uma vida normal. É difícil”, diz a jovem. Este ano, Regina chegou a ficar internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por nove dias.
A mãe da jovem, Josimara Ferreira de Souza Patrocínio, chegou a entrar com um uma ação no Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) para conseguir que a prefeitura fornecesse o leite. Entretanto, até hoje o órgão não deu nenhuma resposta à família.
“Isso te dá uma impotência. O que você faz? Para onde você corre? E o dinheiro que vai para a saúde para fornecer esses medicamentos? A gente reúne a família, arrecada daqui, dalí, e vai comprando, mas ela não toma regularmente, como deveria. A gente faz o que dá para fazer”, desabafa a mãe.
O MP-GO informou que tem cobrado das prefeituras a regularização do fornecimento desses alimentos especiais. Segundo o órgão, uma reunião feita no início deste mês, a prefeitura da capital informou que a licitação para a compra do leite estava em andamento, mas que a compra emergencial de algumas latas seria providenciada.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia disse que já fez a compra emergencial do leite especial que Regina precisa, mas ainda aguarda a entrega do fornecedor.
Aparecida de Goiânia
Uma família de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, também enfrenta dificuldades para conseguir o leite especial para um bebê de 1 ano e 5 meses. A menina tem alergia a um tipo de açúcar encontrado no leite e derivados. Com isso, ela é obrigada a seguir uma dieta restrita. Ela já está há duas semanas sem o produto e não tem recursos para comprar as latas.
“Meu esposo está desempregado, a gente está com uma situação financeira difícil. E mesmo que não tivesse, o leite é bem caro. Seria mais de R$ 1 mil por mês só de leite”, disse a mãe da garota, a dona de casa Roseni Alves de Araújo.
Segundo ela, o leite especial está em falta na rede pública há dois meses. Com isso, a criança não consegue se alimentar direito. Atualmente, a base da dieta tem sido frutas e sucos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia explicou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a não distribuição do leite especial que a filha de Roseni precisa, por causa de denúncias de que o produto estaria provocando alergia nos pacientes.
Como forma de substituição, o órgão informou que já pediu em caráter de urgência uma remessa de um leite especial de outra marca. A entrega deve ser feita em até 10 dias.
Mãe busca leite especial para a filha de 1 ano e 5 meses em Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Mãe busca leite especial para a filha de 1 ano e 5 meses (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

FICA TERÁ MAIS FILMES DE GOIANOS


O governador Marconi Perillo e a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, divulgaram, ontem, a programação oficial da 17ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2015) no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
O evento será realizado na Cidade de Goiás, de 11 a 16 de agosto, e terá enfoque aprofundado nas questões ambiental e audiovisual. O tema principal é a água e o homenageado será Frei Nazareno Confaloni.
Em seu discurso, Raquel Teixeira agradeceu ao governador pela ousadia de produzir mais uma edição. A secretária também comemorou o número de produções inscritas, 327. Destas, 21 foram selecionadas para a mostra. “Esse ano podemos comemorar o fortalecimento do cinema feito em Goiás. Das 12 produções nacionais selecionadas, sete são goianas. É um número considerável e nunca antes alcançado”, destacou.
Raquel também anunciou que a Seduce já começa a pensar nos próximos três anos de Fica a partir do dia 17 de agosto, um dia depois do encerramento desta edição. “Tenho pensado bastante e chegou a hora de abrir o Fica para novos formatos, os novos meios digitais. Acho que video games, filmes feitos para celular, animações que tratam da questão ambiental precisam ter um espaço maior no Fica”, disse a secretária.

MULHER PEDE TESTE DE DNA A ADVOGADOS DE CRISTIANO ARAÚJO.


Sara Nellye Campelo, que reside em São Paulo, afirma que seu filho de 13 anos pode ter sido gerado em uma noite de amor com o cantor , falecido há um mês. Ela foi orientada pelos advogados do cantor a realizar um exame de . Para o jornal carioca Extra, Sara disse que o adolescente foi registrado em nome de um ex-namorado, que também já faleceu. Além de querer fazer o teste, a mulher também pediu para que o escritório de advocacia do cantor arcasse com os custos do procedimento e da viagem.
Sara Nellye Campelo afirma que teve um relacionamento com Cristiano quando ainda era jovem e que deseja tirar a dúvida que tem em relação ao parentesco do cantor com o garoto e garantir os direitos de seu filho, caso o resultado dê positivo. A advogada do cantor, Lorena Mendonça, explicou que Sara havia entrado em contato com o escritório perguntando os procedimentos jurídicos para poder realizar o teste de DNA.
A jovem afirmou, em entrevista ao jornal Extra, que uma representante de Cristiano entrou em contato com ela dizendo que a família do cantor concordou com a realização do teste, porém Lorena afirma que isso não ocorreu e que foi Sara quem procurou a advogada. A família ainda não tem posicionamento sobre o pedido.
Após o pedido de Sara para que o escritório bancasse sua passagem e o procedimento do teste, Lorena informou que não será possível atender ao pedido, pois não há garantia de que o menino seja filho de Cristiano e que ele só será incluso na herança caso a paternidade seja confirmada.
Na entrevista que concedeu ao Extra, Sara afirmou que, apesar de estar desempregada há um mês, não é uma oportunista em busca da herança do cantor. O jornal afirma que o menino se parece com Cristiano fisicamente e faz parte de uma dupla sertaneja.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

NOITE DE QUINTA (23/07/2015) TEM AGITO EM ÁGUA LIMPA


A noite desta quinta-feira (23/07/2015) foi agitada com show ao vivo na Academia da Cerveja em Água Limpa. Com uma nova opção de lazer a cidade agora pode oferecer aos ceus minícipes novas opções. O cidadão agua-limpense pode optar a cada dia mais com novas opções de lazer noturno na cidade. Antes, comer fora era privilégio de quem podia se dar ao luxo de ir a alguma cidade vizinha. Agora, já faz algum tempo, nossa cidade oferece mais opções aos seus moradores e a quem transitar por Água Limpa durante a semana e aos finais de semana.
Fotos em www.agualimpagoias.blogspot.com

quinta-feira, 23 de julho de 2015

O RIO CORUMBÁ AGONIZA, MAS DÁ SINAL DE VIDA...


O Rio Corumbá que passa por vários municípios do sul do Estado de Goiás, está agonizando nos dois últimos anos. Em foto de 2013, ainda vemos este mesmo rio, neste mesmo local, apresentar toda sua força (Foto abaixo). É meio triste para quem passa entre Água Limpa e Marzagão, ou mesmo entre Marzagão e Corumbaíba e vê hoje quase um "rêgo" d'água contrastando com a imagem não muito distante de um Rio cheio de vida. É comum ver pescadores às suas margens e as famílias ao lado acompanhando a pescaria do dia. Ao longo do curso do rio podemos ver as marcas da água e o quanto ela está baixa. A poucos dias ele deu sinal de vida e subiu um pouco, mas muito longe de outrora. É importante para a vida e a diversidade destas regiões que este rio volte ao que era, que ele volte a trazer vida a esta região que na época da seca, como agora, fica meio cinzenta.


quarta-feira, 22 de julho de 2015

REGIÃO SUL DO ESTADO AINDA ESPERA RETOMADA DAS OBRAS NA GO 213 (MORRINHOS-CALDAS NOVAS)


O governardor Marconi Perillo, temos certeza, não se esqueceu da duplicação da GO 213, entre Morrinhos e Caldas Novas. Em seu perfil do Facebook, contudo, ainda não mencionou quando as obras desta rodovia serão reiniciadas. Alguém pode dizer que elas nunca pararam, mas não é o que podemos observar quando você viaja de Morrinhos a Caldas Novas. A chegada em Morrinhos e a chegada em Caldas Novas estão finalizadas, ou quase, mas do trevo para Goiânia em diante, saindo de Caldas Novas, o que se vê resume os fatos, praticamente nada foi feito. Temos certeza de que a duplicação será concluída pelo Governador, um dos melhores que já Governaram este estado, mas o povo da região anseia pela conclusão desta obra que vai beneficiar a todos.

PARCERIAS AGRADAM O POVO E CONTRARIAM ALIADOS PARTIDÁRIOS


Nos oito anos de mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as verbas federais foram partilhadas entre governos estaduais e municipais, independente das colorações partidárias de governadores e prefeitos. Com a presidente Dilma Rousseff (PT) também tem sido assim. E é por manter este espírito republicano que a presidente recebe apoios de partidos aliados e de oposição.
Em março deste ano, durante lançamento das obras do BRT Norte-Sul, em Goiânia, Dilma Rousseff teve manifestação de apoio do governador Marconi Perillo (PSDB). “Governo não faz oposição a governo”, declarou, agradecendo a parceria, que tem possibilitado várias obras como a duplicação e pavimentação de rodovias, com recursos do PAC da Mobilidade, a reforma do Aeroporto Santa Genoveva e a construção do Centro de Excelência do Esporte, pavimentação e restauração de rodovias, entre outras. A transferência de recursos da União para o Estado de Goiás chega a R$ 7 bilhões.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) e o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), são críticos à parceria administrativa entre Marconi e Dilma, assim como o senador Ronaldo Caiado (DEM). Mas, para além dos embates da política, os interesses da população falam mais alto, principalmente quando recursos federais são aportados na ordem de milhões de reais para ampliar as ligações de água e esgoto e construir estações de tratamento em vários municípios.
marconi
Em Goiânia
O pragmatismo do governador Marconi Perillo (PSDB) influenciou a reaproximação administrativa entre o governo do Estado e a Prefeitura de Goiânia. O resultado são ações conjuntas, como a reforma da Praça Cívica, e parcerias na mobilidade, como os viadutos que facilitam o trânsito nas saídas de Trindade e de Nerópolis. No PMDB, é vista com desconfiança esta relação republicana entre o prefeito Paulo Garcia e o governador Marconi Perillo.
Recentemente, o petista e o tucano vistoriam as obras do BRT na Avenida Goiás Norte e as obras do Parque Macambira/Anicuns. A convite do governador, o prefeito também participou da inauguração do Hugol – Hospital de Urgências Governador Otávio Lage Siqueira, na região Noroeste.
Na Câmara Municipal de Goiânia, a parceria entre os governos do Estado e município tem gerado maior diálogo entre prefeito e vereadores de oposição, numa contraposição ao início do mandato, onde o conflito marcava a relação entre o Paço e os edis aliados ao governo do Estado.

Aparecida e Anápolis
Os peemedebistas também torcem o nariz para a relação entre o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o governador Marconi Perillo. Nesta semana, ambos participaram da inauguração de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Aparecida de Goiânia. Não por acaso, o primeiro Credeq (Centro de Recuperação de Dependentes Químicos do Estado) está sendo construído em Aparecida de Goiânia.
Em Anápolis, o prefeito João Gomes (PT) também cultiva boas relações com a Casa Verde. Assim como o seu antecessor, Antônio Gomide (PT), o prefeito João Gomes separa as coisas da política dos interesses da administração e tem celebrado convênios importantes entre a prefeitura e o governo do Estado. Neste ano, Anápolis pode receber importantes benefícios com o término das obras do Centro de Convenções o Aeroporto de Cargas, ao mesmo tempo que o governo federal e a prefeitura invistam recursos na recuperação de mananciais hídricos, construção de parques e em obras de infraestrutura.

Eleições
As parcerias administrativas podem desdobrar em alianças políticas. Dificilmente. Mas não impedem acordos pontuais. Num segundo turno em Goiânia, onde, hipoteticamente, estejam de um lado uma chapa apoiada pelo ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) e o senador Ronaldo Caiado (DEM) e do outro lado um candidato respaldado pelo prefeito Paulo Garcia (PT), qual destes palanques terá o apoio do Palácio das Esmeraldas? Alguma dúvida?
Em Aparecida de Goiânia e Anápolis esta lógica pode prevalecer? Talvez sim, talvez não. Em ambas cidades, os seus respectivos prefeitos são bem avaliados. Maguito Vilela tem tudo para fazer o seu sucessor, e João Gomes possui as condições para sua reeleição. É provável que o Palácio das Esmeraldas não se envolva diretamente nestes pleitos, em que pese as candidaturas de aliados nestes municípios.
O bom relacionamento entre as três esferas de governo em Goiás é um exemplo que deve ser olhado de perto pelos pregadores de golpes e impeachment. A descontinuidade administrativa provoca mais prejuízos do que benefícios à população. Num país que necessita de muitos investimentos em infraestrutura, saúde e educação, as parcerias que constroem estradas, erguem hospitais e vilas olímpicas devem ser vistas como demonstração de respeito ao voto do eleitor.

BOLSISTA DA OVG DEVE RENOVAR BENEFÍCIO ATÉ 6 DE AGOSTO


Os beneficiários do Programa Bolsa Universitária da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) têm até o dia 6 de agosto para a renovação do benefício, que será feita exclusivamente pela internet.
O bolsista deve acessar o site www.ovg.org.br; clicar no Portal Bolsa Universitária e, em seguida, nos links Aluno/Central do Aluno; preencher o formulário e atualizar seus dados pessoais. Para fazer o login e ter acesso ao formulário, o estudante deve digitar o número do CPF.
Serão atualizados dados como: endereço, telefone, e-mail, estado civil, número de integrantes da família e renda bruta mensal. O estudante também precisa confirmar o conhecimento do contrato e a assinatura eletrônica do mesmo. Para concluir o processo, o bolsista deve clicar no link Enviar Renovação e aguardar a mensagem de confirmação de envio. Ao final, o aluno tem que imprimir o comprovante da renovação.
Para renovar o benefício, o aluno deve ter cumprido as horas exigidas para a contrapartida. Caso não esteja em dia, é necessário regularizar a situação junto ao Programa. A renovação é indispensável para manutenção do benefício. Neste semestre, cerca de 20 mil estudantes em todo o Estado terão que realizar o procedimento.
Em caso de dúvida, o bolsista dever ligar para o 0800 62 9413 (Atendimento de segunda a sexta das 7h30 às 19 horas). Para informações sobre a contrapartida, os telefones são os seguintes: (62) 3201.9470 ou (62) 3201.9471 (Capital) e (62) 3201.9478 (interior).

EMPRESÁRIA E FILHO DE 11 ANOS SÃO ENCONTRADOS MORTOS EM CASA


Uma mulher de 40 anos e o filho dela, de 11, foram encontrados mortos com ferimentos violentos na cabeça. Os homicídios ocorreram na casa onde as vítimas moravam, em Santa Helena de Goiás. O companheiro da empresária, que não era o pai do garoto, é o suspeito de cometer o crime. Ele está foragido.
Segundo a polícia, a mulher é de São Paulo e morava em Goiás a apenas três meses, junto com o homem. Não havia sinais de arrombamento na residência ou de luta corporal entre autor e vítimas. 
Os corpos foram encontrados por parentes. A criança estava em sua cama e a mulher no quarto do casal. A polícia investiga o caso. 

domingo, 19 de julho de 2015

UMA NOVA OPÇÃO DE LAZER EM ÁGUA LIMPA


Recém inaugurado e em pleno funcionamento desde o último fim de semana, o complexo que conta com Academia ao ar livre, campo de futebol society e lanchonete, se tornou um excelente ponto de encontro das famílias agua-limpenses. Um local agradável e que oferece condições de lazer para adultos e crianças e com opções de bebidas e alimentação variada. Vale a pena conferir quando passar por Água Limpa.

COM APOIO DOS FILHOS, MULHER APRENDE A ESCREVER AOS 74 ANOS


Filha de pai rígido, Alezina Costa Marques foi proibida de ir à escola porque era obrigada a trabalhar. "Meu pai dizia: 'Filho meu não vai à escola, porque eu não ponho. A escola deles é trabalhar'. Eu ia chorando para a roça, quando eu via as outras crianças passarem com os caderninhos na mão", conta a aposentada.Sete décadas depois, com o apoio dos filhos, a aposentada realizou o sonho de frequentar a escola.
Uma das filhas de Alezina escreve todos os dias em uma lousa que fica na cozinha da casa da aposentada."Faço isso todos os dias, para ela lembrar as letras, memorizar mesmo. Vou passando para ela as frases que eu quero que ela escreva e ela vai colocando na lousa", conta a filha.
A idosa estuda em uma escola municipal em Itupeva (SP), junto com outras pessoas que não tiveram a mesma oportunidade - todos fazem parte da Educação de Jovens e Adultos. Para esse público, as aulas são diferentes."Pela vida que eles têm, é muito sono, muito cansaço, então, é estímulo o tempo todo, muita brincadeira", explica a professora, Deise da Silva Simões.
Um dos maiores desafios dos professores desses estudantes é lidar com a evasão escolar, já que todos tem uma vasta experiência de vida.Há menos de quatro anos, o índice de desistência na cidade era alto - de cada dez alunos, dez abandonavam os estudos. Atualmente, a evasão está em cerca de 60%.

MAGUITO AGRADECE MARCONI PELAS PARCERIAS E OBRAS REALIZADAS EM APARECIDA DE GOIÂNIA



Na inauguração da UPA do Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, na última sexta-feira,  17, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) aproveitou para agradecer publicamente o governador Marconi Perillo pelas obras e benefícios destinados ao município de Aparecida de Goiânia. A solenidade contou com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que também elogiou Marconi pela construção do Hugol.
“Quero cumprimentar o governador Marconi Perillo, que atendeu nosso convite e está aqui. Ele tem sido parceiro de Aparecida em obras como a da GO-040, na BR-060, também está concluindo a Alameda da Paz e vai terminar o IML dentro de poucos dias”, disse Maguito.
“O governo tem ajudado nossa cidade. A Celg, por exemplo, foi muito rápida para fazer iluminação. O governador e toda sua equipe têm sido parceiro da nossa cidade”, finalizou o prefeito.
Marconi e Maguito viraram exemplo de relação republicana e o trabalho conjunto da prefeitura e governo estadual contribui para o desenvolvimento de Aparecida de Goiânia.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

“INHUMAS SERÁ A CIDADE MAIS BEM PLANEJADA DO ESTADO” DIZ PREFEITO.


Na manhã desta quinta (16) o prefeito de ,
Dioji Ikeda (PDT), e disse que está fazendo um mandato futurístico,
visando outras gerações, a médio e longo prazo,
para 5 a 10 anos. “Os próximos prefeitos lembrarão
dessa gestão. Inhumas será a cidade mais bem planejada do estado”, relatou.
Questionado sobre o marco de seu mandato foi enfático
em dizer que mesmo com o período de recessão em
que passa as gestões públicas de todas as esferas,
segue investindo em obras como reforma e construção
de escolas, valorização de servidores, na qualidade
de vida dos moradores – como parques ecológicos com
área de lazer e pista de saúde, além de um grande
investimento no Distrito Industrial Ataíde Peixoto, orçado em R$ 50 milhões.
Ainda conforme o prefeito, o Distrito Industrial é de grande importância para região que conta agora com a GO-070 revitalizada, duplicada, que possibilitará uma melhor fluidez.
A reportagem seguiu perguntando sobre a área da saúde e, Dioji, disse que estruturou toda essa área e que atualmente está em construção uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Devido a esse período de recessão que vive o país, questionamos o prefeito sobre os repasses que custeiam as obras em andamento, se seriam federais ou estaduais. Ele ressaltou que 90% são de repasses de ambas as esferas, que têm contribuído muito com sua gestão.

“O PESSOAL SÓ OLHAVA PARA O BOLSO DELE”, DIZ DEPUTADO SOBRE JÚNIOR FRIBOI


O deputado estadual José Nelto (PMDB) disse, nesta quinta-feira (16), que considera sensata a desistência de Júnior Friboi em recorrer da decisão do partido. “Como você recorre a quem não te quer?”, argumenta o parlamentar. José Nelto falou sobre o assunto ao comentar as declarações de Friboi em entrevista do empresário publicada nesta quinta-feira (16) no POPULAR, a respeito de sua expulsão do PMDB. 
O ex-peemedebista se disse decepcionado com a direção da sigla e acredita que haverá esvaziamento da legenda. “Vai virar um partido nanico no Estado. Porque ninguém confia mais no partido”, respondeu o empresário à jornalista Fabiana Pulcineli.
Júnior Friboi filiou-se ao PMDB em 2013 e lançou pré-candidatura ao governo de Goiás, em 2014, recuando da intenção por alegar pressões internas pelos pares da legenda ligados a Iris Rezende – nome do partido que disputou a eleição no ano passado. “Iris me disse naquela vez (quando o empresário recebeu convite para se filiar) que não pretendia concorrer a governador, o que viria a reafirmar em várias conversas que tivemos depois”, escreveu em carta aberta de renúncia da pré-candidatura, divulgada em maio de 2014.
O deputado José Nelto diz que Júnior Friboi não possuía liderança política dentre os correligionários do PMDB aliados ao empresário. “O pessoal não olhava para o Júnior, só para o bolso dele. A imagem que ele plantou não permitia um debate político, era só um debate financeiro”, finaliza.

“SER POLÍTICO NO BRASIL É DENEGRIR A IMAGEM DE QUALQUER PESSOA” Entrevista / Júnior Friboi


Dizendo-se “decepcionado” com a política e com a direção do PMDB goiano, o empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, afirma que só decidirá sobre nova filiação partidária em 2017 e que não está certo sobre nova tentativa de candidatura. “A política está deteriorada. Hoje ser político no Brasil é denegrir a imagem de qualquer pessoa”, afirma.Dois anos e quatro meses depois de se filiar ao PMDB com intenção de disputar o governo de Goiás – com grande festa e presença de lideranças nacionais, incluindo o vice-presidente da República, Michel Temer –, Júnior confirma a decisão de não entrar com recurso contra a expulsão, decidida pelo Conselho de Ética do partido em Goiás no dia 22 de junho. Em entrevista, após um longo período de silêncio, ele prevê o encolhimento do PMDB goiano. “Eu acho que vai se esvaziar totalmente. Vai virar um partido nanico no Estado. Porque ninguém confia mais no partido”, diz. De férias fora do Brasil, com previsão de retorno em agosto, Júnior afirma que está focado nos negócios e deve ter pouca participação nas eleições municipais do ano que vem.Antes da expulsão por 4  votos a 2, o PMDB goiano ensaiou uma negociação, em que ele se desculparia com o partido por ter manifestado em carta apoio à reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB), recusada por Júnior. Aliados e o advogado do empresário chegaram a dizer que ele recorreria ao diretório nacional e que teria respaldo de Temer para rever o processo, mas ele afirma que não houve tentativas de sua parte.Júnior diz lamentar a atitude do partido e o que “tem sido feito” com a legenda há 20 anos, com críticas ao controle exercido por parte do ex-governador Iris Rezende.
 O senhor desistiu de recorrer contra a expulsão do PMDB?
Aceitei a decisão (do Conselho de Ética). Não vou recorrer. Concordei.
 E o que achou do processo de expulsão?
Ah... Eu lamento. Não tem o que falar. É uma coisa que é sem explicação, né? Eu não tenho palavras para dizer sobre o que fizeram. Só lamento.
O sr. acha que o fato de ter escrito uma carta durante o período eleitoral dizendo que o melhor para Goiás era a reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB) não representa uma traição ao partido?
Olha, não. Assim... O que eu tenho a dizer sobre isso... É tão difícil falar sobre isso. É tanta coisa. O certo é que eu achei que não devia recorrer porque foi decisão do partido e eu respeitei. Só isso. Eu não vou ser inconveniente dentro do partido. Não tenho muito o que dizer, não. Simplesmente concordei. Foi a melhor opção.
 Chegou a tentar negociar uma alteração da decisão em Brasília, inclusive com o Temer, que respaldou sua filiação em evento em Goiânia?
Não. Não adianta. Eu não quis tocar isso para Brasília. Eu preferi buscar outro caminho. Há tantos outros caminhos, né?
 E qual é o outro caminho?
Não sei. Ainda não sei. Vou pensar isso só em 2017.
 Até lá ficará sem partido?
Sem partido. Não vou filiar a partido nenhum. Se eu for filiar a algum partido, será somente em 2017.
 Desistiu então da política?
Praticamente. Eu não estou trabalhando na política, não estou em política, não tenho nada com política. Estou na área empresarial, com meus negócios. Eu quero observar daqui até setembro de 2017 para ver qual cenário haverá, como estará o quadro, se compensa tocar algum projeto político.
 Mas tem conversado com partidos? Não tem recebido convites para filiação depois de ser expulso do PMDB?
Muitos convidando, mas eu não tenho nada acertado com ninguém. Não estou conversando sobre isso agora. E não vou fechar antes de 2017.
 O sr. dizia ter o sonho de ser governador de Goiás. Não tem mais?
Eu tive mais. Já estive mais animado, tive mais vontade de contribuir com o Estado, de atuar na política. Mas as conjunturas do País, a conjuntura que está a política brasileira, de um modo geral... Eu preferi seguir o caminho empresarial. E vou observar isso até 2017.
 Como está a conjuntura, na sua avaliação?
É o que estamos vendo aí. Hoje o País está numa situação política muito complicada. Há uma crise política muito difícil. Muita denúncia, muita corrupção. A política está deteriorada como um todo. Então eu estou muito desanimado com isso. Mexer com política numa situação dessa não é fácil. Hoje ser político no Brasil é denegrir a imagem de qualquer pessoa. É muito difícil. Eu estou muito decepcionado. A verdade é essa.
 Então a decepção é com a política como um todo e não com o PMDB?
Primeiro não é com o PMDB, não. Não posso dizer que é com o PMDB. Estou decepcionado com a direção do PMDB. O PMDB foi muito solidário a mim. 95% do PMDB me apoiou muito. Eu não tenho nada a dizer do PMDB, do partido. O que me decepciona é o que a direção do partido vem fazendo com o PMDB há 20 anos.
 O que está fazendo?
Não quero falar disso. Todos sabem.
 Quando fala direção quer dizer o ex-governador Iris Rezende?
É o grupo do Iris. Não é só ele. É o grupo.
 E grupo que o sr. formou na política, seguirá qual caminho?
Eu não sei. Está todo mundo livre. Pelo que estou vendo nas notícias e ouvindo falar, estão saindo vários prefeitos do PMDB, vários do DEM (partido que se aliou ao PMDB nas eleições do ano passado). Eu acho é que o PMDB vai se esvaziar totalmente. Vai virar um partido nanico no Estado. Porque ninguém confia mais no partido. E lamento. Lamento certas decisões que estão tomando ainda pensando em poder no Estado.
O sr. vai participar da campanha eleitoral do ano que vem, nos municípios, em Goiânia?
Não, não. Como filiado, não. Pode ter um amigo ou outro que venha buscar meu apoio ou casos em que fiquei com compromissos porque alguns me apoiaram. Na política, você não termina os compromissos. Não acaba. Você sempre tem apoios a dar. Política sempre é uma troca. Alguma participação, não sei qual, pode haver. Mas sem partido. Não vou concorrer a nada. Se for pensar em concorrer, é em 2018. Para isso, só preciso filiar em 2017. Então para que eu vou fazer isso agora? Não faz sentido.
 Mas além da filiação, há um processo de busca de alianças, preparação de projeto, planejamento para a campanha.
(Interrompe) Gastar bastante, né?
 É?
Precisa gastar bastante (risos).
 Tudo isso pode ser feito só a um ano das eleições?
Lógico que dá.
 O sr. teve conversas com o governador ou lideranças da base após a expulsão?
Não. Eu acredito que a turma da base aliada quer falar comigo. Todos os partidos da base estão querendo falar comigo. Mas ainda não recebi ninguém.
 Mas, em 2018, se decidir disputar, será de oposição ou no grupo governista?
Não sei. Até lá tem tanta coisa para se fazer, para se passar. Eu não sei.
 "Eu acho que o PMDB vai se esvaziar totalmente. Vai virar um partido nanico no Estado. Porque ninguém confia mais.”
 "Já estive mais animado, já tive mais vontade de contribuir com o Estado, de atuar na política. Hoje estou muito desanimado.”
←  Anterior Proxima  → Página inicial