sexta-feira, 24 de junho de 2016

ROMARIA DO DIVINO PAI ETERNO ESPERA RECEBER CERCA DE 2,5 MILHÕES FIÉIS


A água com sabão escorria na manhã desta quinta-feira (23) para fora do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Os devotos finalizavam a limpeza que incluiu as rampas e escadas da edificação religiosa. Na cidade os comerciantes aos poucos também se aprontavam para receber os peregrinos erguendo as tendas. Já no quilômetro zero da GO-060, localizada entre Goiânia e Trindade, era possível observar a instalação da Porta Santa, uma das novidades deste ano.
Esses são os últimos detalhes para receber os cerca de 2,5 milhões fiéis esperados para a edição deste ano da Romaria do Divino Pai Eterno que tem início nesta sexta-feira (24) com programação para os próximos dez dias.
Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, o padre Edinisio Pereira, reforça que a Porta Santa simboliza a passagem dessa vida para a vida eterna. “Com o Ano Santo da Misericórdia, o Papa Francisco ficou sensível às realidades do mundo e concedeu a todas as arquidioceses e dioceses o direito de poder instalar uma Porta Santa para que os romeiros pudessem passar por ela lembrando a presença de Jesus, no qual ele mesmo disse: Eu sou a porta. Ele é a passagem dessa vida para a vida eterna”, enfatiza.
“Ela simboliza a concepção de que estamos nesse mundo de forma passageira e que para entrar na vida eterna nós teremos que passar por uma porta que é Jesus”, complementa.
A instalação e abertura do item tem como referência o Vaticano em um evento que se repetia a cada 50 anos. Esse período diminuiu para cada 25 anos. “Isso para que os cristãos do mundo inteiro que peregrinam até Roma possam receber as indulgências plenárias”, explica.  Esta edição contará ainda com a participação do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello e com as atividades do Cineteatro Afipe.
Devoção
Alguns devotos já começam a aparecer em Trindade rumo ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. E alguns vêm de longe. É o caso do casal Nestor José de França, de 67 anos, e sua esposa Margarida Maria Oliveira, de 65, que percorreram cerca de mil quilômetros de Sete Barras em São Paulo até Goiás, para agradecer as bênçãos alcançadas nos últimos anos. Essa é a terceira vez que o casal vem ao município e assim como das outras vezes Margarida fez questão de subir a rampa de acesso da Basílica de joelhos, que ficaram ralados após o ato. “Meu marido teve câncer na próstata. Minha filha também contraiu câncer na bexiga e tivemos a comprovação dos dois casos no mesmo dia. Graças a Deus os dois se recuperaram. Tive outra benção recente com o sobrinho que teve H1N1 e ficou 30 dias na UTI. Ele também conseguiu sair dessa. Por isso tudo é que eu não me custo e faria tudo de novo se preciso fosse”.
Dessa vez eles trouxeram também a amiga Cláudia Regina da Silva, de 44 anos. “Era um sonho que eu tinha de conhecer e eles me proporcionaram isso. Já tinha visto pela televisão, mas aqui vejo que a estrutura é ainda mais bela. Aproveitei e pedi também saúde aos meus pais, para a minha família que está precisando”, conta.
Policiamento será reforçado para o evento
Quase cinco mil policias militares serão empregados durante os dez dias da Romaria, segundo informações do tenente-coronel da Polícia Militar (PM), Paulo Henrique Segato. “Serão 4 mil na região interna onde ocorre a parte religiosa e de entretenimento, mais 500 policias rodoviários em todas as vias que dão acesso ao município, com o apoio ainda dos grupos especializados como a Rotam, Choque, Giro, Graer e Cavalaria para trabalhar de forma incisiva para proporcionar paz e tranquilidade aos romeiros”, afirma.
Ele destaca que crimes de pequenos furtos são comuns nessa data em função da quantidade de pessoas que visitam a cidade. “Por isso aconselhamos as pessoas que evitem realizar saques volumosos de dinheiro e evitem ostentar objetos de valor para facilitar o trabalho da PM”, solicita.
Dois pontos de apoio serão disponibilizados pela Polícia Civil. “Eles estão localizados na Basílica e na Igreja Matriz para efetuar os flagrantes e prisões de forma mais eficiente . Os romeiros que necessitaram registrar ocorrências, como perda de documentos, nós estaremos fazendo também nesses pontos de apoio das 8h às 0h”, destaca a delegada Renata Vieira.
Já o Corpo de Bombeiros também se ajustou com base em estatísticas de edições anteriores e contará com dez pontos de apoio próximos aos santuários, das missas e das rodovias dos romeiros. “Vimos que 70% das ocorrências são de vítimas de mal súbito, desmaios e queda de pressão. Por isso montamos esses pontos estratégicos. Temos ainda o apoio da Secretaria Municipal de Saúde com um posto médico local. Isso facilita bastante porque pegamos a vítimas e levamos direto à unidade. Antes nós tínhamos dificuldades de deslocamento”, aponta.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário