FOLHA DE ÁGUA LIMPA

DOR INTENSA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

CONTAS REPROVADAS! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

DENÚNCIA!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

PRISÃO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

TORTURA DE CRIANÇAS! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ENTRAR COM MACONHA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MAIS MORTES! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MAIS CARO!!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

SUSPENDEU! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ACIDENTE! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

O PERIGO AUMENTA!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ATOLADO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MOMENTO DE RAIVA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MODERNIZANDO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

PRESOS! ...

domingo, 30 de outubro de 2016

Mãe presencia filho matar irmão mais velho dentro de casa em Goiânia


Uma briga entre dois irmãos acabou em tragédia na madrugada desta sexta-feira, 28, em Goiânia. Na ocasião, a mãe dos rapazes de 23 e 26 anos presenciou o filho mais velho ser morto a facadas dentro da própria casa pelo irmão caçula, que tentava intervir que a mãe fosse agredida.
O caso será investigado pela Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH). O órgão informou que Leonardo Cassiano de Oliveira de 23 anos, foi preso pela Polícia Militar (PM) e foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde confessou ter matado o irmão mais velho, Leocácio Cassiano de Oliveira de 26, uma vez que o mesmo chegou em casa visivelmente embriagado e ameaçou bater na mãe deles.
Segundo a mãe dos rapazes, o filho mais velho chegou à residência da família durante a madrugada e estava muito alterado. Ele quebrou móveis, o portão e até tentou agredi-la. Momento em que o caçula tentou intervir e começou a briga.
A mulher não soube informar quem teria pegado uma faca durante o desentendimento. Ela saiu em desespero para buscar ajuda com vizinhos e quando voltou se deparou com Leocácio já em estado crítico. O irmão mais novo também se feriu durante a ação.
A vítima fatal foi alvejada por pelo menos 15 facadas, de acordo com a perícia realizada pela polícia. Leonardo que também se feriu, foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), onde passou por cirurgia durante esta manhã. O estado de saúde dele é regular, segundo a unidade.

Namorado é denunciado por matar fisioterapeuta em Vianópolis, GO


O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou o engenheiro agrônomo Diego Henrique Lima, de 30 anos, por matar a namorada, a fisioterapeuta Caillane Marinho, de 27, dentro de casa, em Vianópolis, no sul de Goiás. De acordo com a promotoria, ele atirou contra a vítima de forma livre e consciente, por não aceitar o fim do relacionamento.
Autores da denúncia, os promotores de Justiça Jean Cleber e Julimar Silva destacam no processo que “o denunciado utilizou meio cruel ao não buscar ou permitir o socorro à vítima”. Segundo a investigação, Caillane foi baleada por volta das 15h30, mas só morreu pelo menos seis horas depois, entre 21h30 e 23h30 do dia 8 de outubro. Diego só comunicou o crime na manhã seguinte.
Procurado pelo G1, o advogado de Diego, Luiz Inácio Medeiros, não atendeu as ligações até a publicação desta reportagem para se pronunciar sobre a denúncia.O MP-GO denuncia o agrônomo pelo crime de homicídio com as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel e feminicídio. Ele segue preso na Unidade Prisional de Vianópolis.
Crime
A fisioterapeuta foi encontrada morta na manhã do dia 9 de outubro. Segundo as investigações, ela estava no quarto da residência, onde morava com o namorado há cerca de dois meses, com uma marca de tiro na cabeça. O engenheiro agrônomo passou a ser procurado pela polícia, mas só se apresentou no dia 14. Como tinha um mandado de prisão em aberto, ele foi preso.
Ao se entregar à Polícia Civil, Diego alegou que o disparo que matou a namorada foi acidental e aconteceu durante uma briga. Ele disse que pegou uma arma para se matar, mas que Caillane tentou tirar o armamento dele e acabou baleada.
No entanto, o delegado Marcos Vinícius Costa, responsável pelo inquérito, afirma que essa versão é falsa. “O laudo pericial diz que foi homicídio doloso. O tiro acertou entre a nuca e a orelha. Como uma pessoa tentar tirar a arma da outra de costas? Não tem como o disparo ter sido acidental”, defende.
O engenheiro afirmou ainda que, durante a confusão, outro disparo foi realizado e atingiu a cabeça dele raspão. Em seguida, alegando que estava "desesperado", pegou sua caminhonete e fugiu para uma propriedade pertencente a ele, próximo da cidade.
O delegado acredita que Diego tentou ocultar provas. “A casa tem circuito de câmera dentro e fora. As imagens poderiam ajudar nas investigações. Mas o aparelho que registra as imagens não estava lá. O suspeito alega que o equipamento estava com defeito, mas o técnico que fez a instalação disse que não havia nenhum problema”, completou Costa, que concluiu o inquérito policial sobre o caso.
Fisioterapeuta Caillane Marinho com o namorado Diego Lima, suspeito do crime, em Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)Fisioterapeuta Caillane Marinho com o namorado Diego Lima, suspeito do crime (Foto: Arquivo Pessoal)
Relação conturbada
Ao contrário do que várias testemunhas relataram, Diego disse à polícia que o casal não tinha uma relação conturbada. "Ele afirmou que o namoro era bom, sem muitas brigas e que os dois pretendiam ainda ter um filho", destacou.
O delegado pontuou, na época do depoimento do engenheiro, que o motivo da briga que culminou com o homicídio foi uma discussão sobre um relacionamento anterior dele. O suspeito ainda é casado, no papel, com outra mulher.
Testemunhas relataram, porém, que o casal tinha um relacionamento complicado. A mãe de Caillane chegou a afirmar à polícia que, no dia do crime, almoçou com a filha e ela relatou a intenção de terminar o relacionamento.
Amigos da vítima também reforçam a tese de uma relação conturbada. Um publicitário, que não quis se identificar, afirmou que o namorado era muito ciumento. "Eles estavam juntos há seis meses e morando juntos há dois. Eu nunca gostei dele porque ela se afastou muito da gente depois que se conheceram. Na última quinta-feira (6 de outubro), ela me disse que estava triste e que queria terminar", afirmou.
Polícia divulga carta do suspeito de matar fisioterapeuta: 'Não te mereço' em Goiás (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Polícia divulga carta do suspeito de matar fisioterapeuta: 'Não te mereço' (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Carta
Cerca de duas semanas antes do crime, Diego escreveu uma carta para a namorada. No texto, o homem pede desculpas à jovem, diz que a ama e afirma: "Não te mereço e deixei tudo acabar".
Diego ainda afirma na carta que "escreve com sinceridade" e que "nunca foi bom em dar satisfação". Por fim, no trecho que ainda está legível, o suspeito se declara: "Se estou passando isso tudo, é porque realmente te amo". Em seguida, ele completa em tom resignado: "Mas se sempre você tem dúvida é porque te passei isso. Mas pode deixar, eu te entendi e vou te entender".
Caillane deixou uma filha de 7 anos que, segundo os parentes, está muito abalada com a morte da mãe.

Saiba como proteger seu filho das doenças típicas


Assunto de saúde da vez, a gripe H1N1 não é a única doença a qual os pais devem ficar atentos. O outono favorece o surgimento de uma série de problemas de saúde em bebês e crianças, como resfriados, bronquiolite (inflamação nos bronquíolos --estruturas que compõem o aparelho respiratório)--, alergias e até diarreia, fazendo com que os prontos-socorros fiquem lotados nesta época do ano.
Segundo o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a maioria das doenças da estação é causada por vírus, que se multiplicam com maior facilidade quando o tempo está seco.
“A gripe é causada pelo vírus influenza. As vacinas de hoje protegem contra alguns tipos desse vírus, como o H1N1, o H3N2 e o Influenza B. Já os resfriados são causados por mais de 200 tipos de vírus e, para eles, não há vacina”, afirma.
De acordo com o médico, os resfriados causam um quadro mais simples, caracterizado por espirros, coriza e garganta arranhando. Já as gripes costumam ser mais graves, podendo levar à morte. “A gripe derruba, causa dor forte no corpo, febre alta, dificuldade para respirar e deixa a criança apática”, diz o pediatra.
Segundo Fernandes, por debilitarem o sistema imunológico, as viroses, muitas vezes, abrem caminho para doenças bacterianas, como as amidalites.
O pediatra e homeopata Moisés Chencinski explica que a falta de umidade no ar também favorece o ressecamento das vias aéreas, predispondo ao surgimento dos quadros alérgicos, como asma e rinossinusite. “A menor produção de muco nos deixa desprotegidos e mais expostos aos vírus.”
O especialista afirma que a gravidade não está no tipo de vírus, mas na condição de saúde de quem pega a doença. “Bebês que não foram amamentados, crianças que ainda não desenvolveram imunidade ou que não se alimentam bem podem ter manifestações mais graves.”
Para os recém-nascidos, o pediatra diz que a melhor prevenção é sempre o aleitamento materno. A vacina da gripe só é dada a partir dos seis meses de vida. Os adultos que convivem com a criança também devem ser imunizados.
“Há duas vacinas, a trivalente, dada nos postos de saúde, protege contra dois tipos de influenza A e um tipo de influenza B. Já a quadrivalente, administrada nas clínicas particulares, protege contra dois tipos de influenza A e dois tipos da B”, diz Chencinski.
O médico lembra que leva de três a quatro semanas para que a vacina faça efeito. “Nesse período, caso a criança tenha sido exposta ao vírus, a doença pode se manifestar. Também podem surgir outros tipos de patologia contra as quais ela não foi vacinada.” Isso não significa que a imunização não tenha surtido efeito, muito menos que tenha desencadeado o problema.

Invista na prevenção

Chencinski afirma que é preciso estar preparado para evitar gripes e resfriados o ano inteiro, e não somente no outono. “Aconselho a manter as vacinas sempre em dia [a imunização contra a gripe dura um ano], ensinar a criança a lavar bem as mãos e a passar álcool gel, principalmente antes de comer, cuidar para que se alimente bem e se hidrate adequadamente.”
Segundo o médico, alguns vídeos que circulam em grupos das redes sociais mostram orientações que são inadequadas. “Bebidas quentes, por exemplo, não matam o vírus. Lavar as mãos a toda a hora também pode ser ruim, pois retira a proteção natural da pele, causando fissuras e irritação. É preciso ter bom senso e evitar pânico.”
De acordo com o especialista, o uso de medicamentos como o homeopático Oscillococcinum, de vitamina C e de extrato de própolis pode ajudar a melhorar a reação imunológica em algumas crianças, mas essas medidas não funcionam isoladamente. “Nada exclui a necessidade da vacina e dos cuidados de higiene.”
Para Tadeu Fernandes, a limpeza das vias aéreas com soro fisiológico é outra medida positiva, principalmente quando a criança volta da escola ou de algum passeio. “É importante também evitar aglomerações, usar lenço de papel descartável para assoar o nariz, manter os ambientes arejados e fugir de locais com ar condicionado, sempre que possível.”
Crianças em idade escolar precisam ter cuidado redobrado. “Se os pais percebem que o filho está doente, com tosse intensa, febre alta, secreção ocular, diarreia ou vômito, ele deve permanecer em casa para não transmitir aos colegas. Qualquer um desses sintomas precisa ser comunicado imediatamente ao pediatra”, diz Chencinski.
A partir de 11 de abril, podem ser vacinadas crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes e idosos da capital e Grande São Paulo. A partir do dia 18 de abril serão vacinados puérperas, doentes crônicos, indígenas, funcionários do sistema prisional e presos. Para as demais localidades, a campanha começa em 30 de abril e vai até 20 de maio. As crianças que tomam a vacina pela primeira vez precisam de duas doses, com intervalo de um mês.

Iris Rezende, do PMDB, tem 57% dos votos em Goiânia, diz Ibope


O ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) chega às vésperas do segundo turno em Goiânia (GO) com 57% dos votos válidos, contra 43% de Vanderlan (PSB), segundo levantamento do Ibope divulgado neste sábado (29).
Rezende, que também já foi governador e senador por Goiás, variou negativamente em um ponto percentual em relação à última pesquisa do instituto. A margem de erro da pesquisa, encomendada pela TV Anhanguera, é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Considerando todos os votos, o peemedebista aparece com 50% das intenções de votos, enquanto Vanderlan tem 38%. Entre os entrevistados, 9% disseram que votarão branco ou nulo e 3% não sabiam em quem votariam ou preferiram não responder.
No levantamento anterior, Rezende tinha 48% e Vanderlan tinha 35%; indecisos somavam 17%.
Para realizar a pesquisa, o Ibope ouviu 602 eleitores nos dias 28 e 29 de outubro na capital goiana.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o protocolo GO-08870/2016.

Novo Renda Cidadã permitirá universalização das ações de transferência de renda


A nova ferramenta de gestão utilizada na reformulação do Novo Renda Cidadã proporcionará a universalização da transferência de renda, além de propiciar um controle fino, racional, inteligente e integrado, explica a secretária Cidadã, Lêda Borges, que coordena o programa. Segundo ela, a nova plataforma do programa vai melhorar também a eficiência das dotações orçamentárias, para levar o programa a quem mais precisa.
Pioneiro no país, o Renda Cidadã foi o programa social que deu origem ao Bolsa Família do Governo Federal. As famílias podem receber de R$ 80 a R$ 160. No novo Renda Cidadã o período de permanência familiar no programa é de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
A reformulação do Renda Cidadã está embasada em lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Marconi Perillo. Desenvolvido por técnicos da Secretaria Cidadã e da Segplan, a nova ferramenta informatizada de gestão auxiliará no controle do programa. Ela corrige falhas do antigo sistema e propicia maior eficiência, segurança e transparência à execução orçamentária do Renda Cidadã.
O Renda Cidadã foi lançado pelo governador Marconi Perillo em sua primeira gestão (1999), há 17 anos, e se tornou um dos principais programas de transferência de renda que beneficia a população economicamente vulnerável de Goiás. Agora, o programa foi reformulado e retorna com um moderno sistema informatizado de gestão, que dará mais transparência e eficiência a sua execução orçamentária.
Nova base de cálculo torna benefício mais justo
Entre as novidades implementadas nos critérios de concessão do benefício do Renda Cidadã, destaca-se a nova base de cálculo da renda familiar per capita, que passa a ser de um terço do salário mínimo vigente e prioridade às famílias que possuírem pelo menos um membro com deficiência permanente e incapacitante total ou parcial, além das famílias que possuírem pelo menos um integrante acometido de doença crônica grave que impossibilite, comprovadamente, a realização de atividade laboral regular e aquelas que possuírem pessoa com idade igual ou superior a 65 anos.
Os demais critérios adotados desde a criação do programa, em 1999, continuam valendo. A base de dados do novo sistema de gestão do Renda Cidadã vai gerar automaticamente a situação de vulnerabilidade de cada família candidata ao benefício. Os interessados devem procurar o Centro de Referência de Atendimento Social (CRAS) ou o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) nos seus municípios para realizar o cadastramento.
“Precisamos superar de vez essa falsa polêmica de que os programas de transferência de renda são políticas assistencialistas, que alimentam o ócio nas pessoas e desestimulam a busca de trabalho. Esse raciocínio expõe um equivoco político, social e humanitário", afirma a secretária Lêda Borges.
A secretária Cidadã destacou ainda a medida como relevante para a justeza e ampliação da política. “Vamos buscar a capacitação dos beneficiados, bem como abrir espaço para que novas famílias tenham chances de serem ajudadas num momento difícil da vida”, afirmou Lêda Borges.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Jovem diz que foi vítima de injúria racial em lanchonete de Goiás


A estudante de relações públicas Tiele Miranda, de 21 anos, denuncia que foi vítima de injúria racial dentro de uma lanchonete, no domingo (23), em Goiânia. Ela afirma que foi ofendida por um taxista após intervir em uma discussão entre ele a atendente do estabelecimento. Um vídeo mostra a confusão (veja acima).
Nas imagens é possível ver que o taxista, que usa muletas, bate no balcão. Após uma discussão, o homem tenta ir embora, mas a estudante e amigos impedem a saída dele. “Para tomar o quê? Meu banho? Porque eu preciso tomar banho?”, questionou a jovem. “Por que você precisa tomar banho. Água fria”, respondeu o taxista, dizendo que queria sair da lanchonete. “Você não vai sair enquanto a polícia não chegar”, rebateu Tiele.
Tiele disse que havia acabado de tomar um lanche e estava sentada na mesa com amigos, quando viu o taxista gritando com a atendente e decidiu intervir. Neste momento, a jovem afirma que foi ofendida.O caso aconteceu na tarde de domingo (23) na Avenida Araguaia, no Centro de Goiânia. A atendente da lanchonete, que não quer se identificar, contou como a confusão começou:

“O cliente já chegou alterado dentro da loja e eu perguntei qual era o recheio dele. Aí ele disse que eu era obrigada a saber qual era o sanduíche dele, que eu era uma incompetente, que eu era burra. Aí tinha uma cliente que lanchou antes dele que tomou as dores e disse que ele não tinha que falar assim comigo”, relatou.

“Ele chegou pedindo sanduíche para a atendente e começou a gritar com ela, a chamando de burra, dizendo que ela tinha que estudar para atender ele. Todos ficaram incomodados, mas não falaram nada. Eu levantei e falei que ele não poderia falar desse jeito e ele disse que eu tinha que tomar banho pra falar com ele, que eu tinha que voltar pra África porque sou preta”, contou a estudante.

Acidente mata três jovens e deixa cinco feridos, em Vianópolis, GO


Três jovens morreram no domingo (23) em um acidente na GO-139, em Vianópolis, na região sul de Goiás. Outras cinco pessoas ficaram feridas na colisão.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente foi entre um Fiat Palio, que tinha seis ocupantes, e um Toyota Corolla, que levava um casal. Eles bateram de frente entre Vianópolis e São Miguel do Passa Quatro. A causa da colisão ainda é apurada.
Os outros três passageiros do Fiat Palio foram socorridos e encaminhados pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). De acordo com a unidade de saúde, a mãe de Vitória, Kátia Cristina de Sousa, de 33 anos, tem quadro regular. Ela está consciente e internada na enfermaria.As três vítimas estavam no Fiat Palio, que tem placa de Vianópolis:  Rodrigo Sanches Gomes, 24 anos; Gracielly Vieira de Souza, 21 anos; e Vitória Cristina Souza e Silva, de 15.
O estado de saúde do motorista do Fiat Pálio, Márcio Celestino de Souza, 22 anos, também é regular, pois está consciente e internado na enfermaria. O quadro dele é o mesmo do outro passageiro do carro, Diego Pedro Rocha, de 28 anos.
O Toyota Corolla tem placa de Brasília. Segundo a PRE, os ocupantes tiveram ferimentos leves.
Os corpos dos jovens são velados juntos, nesta segunda-feira (24), na Igreja da Imaculada. Eles serão enterrados separadamente, a partir das 14h, no Cemitério de Vianópolis.

PF realiza operação contra compra de votos em Serranópolis, GO


A Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (24) uma operação para combater a compra de votos e fraudes na prestação de contas eleitorais em Serranópolis, região sudoeste de Goiás. De acordo com a corporação, um grupo de pessoas doava cestas básicas, combustíveis e outros itens para fidelizar eleitores e utilizava os CPFs destes de forma irregular para prestação de contas eleitorais.
A Operação, denominada Pão e Circo, foi deflagrada nesta manhã. Segundo a PF, são cumpridas 11 ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e 9 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para depor. Entre os conduzidos está o prefeito eleito Lidevam Lima (PSDB). De acordo com a polícia, ele é suspeito de prestação de declaração falsa à Justiça Eleitoral. Ele foi ouvido e liberado no fim da manhã.
Conforme a investigação, os crimes foram cometidos para favorecimento de determinados candidatos no primeiro turno das eleições municipais deste ano, realizado no último dia 2. Os envolvidos devem ser indiciados pela prática de captação ilegal de sufrágio, que é a compra de votos, além de falsidade ideológica eleitoral, ambos os crimes previstos no Código Eleitoral.“Ele negou todos os fatos, disse que não sabia que seus assessores de campanha tinham utilizado de CPFs, de nome de outras pessoas que não fizeram doação de valores efetivas para sua campanha”, afirmou o delegado Sandro Paes Sandre, coordenador da operação.

Foram presos na operação o vereador Marciano Neto (PP) e uma assessora dele. Eles são investigados por compra de votos. De acordo com a investigação, eles distribuiam cestas básicas, combustíveis e até pagavam contas de água e luz para eleitores. O parlamentar deve ser ouvido pelo delegado nesta tarde.

A Polícia Federal informou que vai assim que concluir o inquérito vai encaminhar as informações para a Justiça Eleitoral, que deve decidir se os indiciamentos vão interferir no resultado das eleições.
G1 entrou em contato por telefone com o prefeito eleito de Serranópolis, Lidevam Lima, mas as ligações não foram atendidas até as 15h20. Também entrou em contato por telefone com a assessoria de imprensa do PP em Goiás, partido do vereador preso, mas as ligações também não foram atendidas.
Pão e Circo
O nome da operação faz alusão à política denominada “Pão e Circo”, que é a manipulação de massas. A expressão foi usada pelo poeta Juvenal em uma sátira à forma como os imperadores romanos controlavam o povo por meio da distribuição de trigo e espetáculos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PREFEITURA DE ÁGUA LIMPA, ATRAVÉS DA SMS, REALIZA CAMPANHA 'OUTUBRO ROSA'


Outubro Rosa é um movimento internacional que chama atenção sobre a causa do câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.
O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.
Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença. No Brasil, o primeiro sinal de simpatia pelo movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Seduce anuncia OS selecionada para gerir 23 escolas públicas em Goiás


A secretaria de educação de Goiás, Raquel Teixeira, anunciou nesta terça-feira (18) qual a Organização Social (OS) que deve gerir 23 escolas estaduais na região de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Trata-se do Grupo Transparência e Resgate Social (GTR), que venceu a o processo de chamamento público e receberá cerca de R$ 1 milhão por mês para gerir as instituições de ensino.
O tempo do contrato é válido por três anos. Os colégios estão localizados em Anápolis (18), Pirenópolis (2), Abadiânia (1), Alexânia (1) e Nerópolis (1). As outras três OSs que participavam da seleção e não foram selecionadas tem dois dias úteis para recorrer da decisão se assim acharem pertinente.
A GTR informou ao G1 que só vai se posicionar após o período de recurso.
Apesar do processo, os professores e funcionários administrativos efetivos das unidades ainda serão pagos diretamente pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Goiás (Seduce).
A secretaria afirmou que os professores e diretores das unidades continuarão os mesmos. "O que nós queremos é que uma gestão profissional libere o diretor e os professores para focar na essência da educação, que é o processo de aprendizagem", disse.
Proposta técnica
Raquel destacou que a vencedora apresentou boas notas na proposta técnica e na experiência dos profissionais que fazem parte da organização. "A diferença grande para a segunda colocada é no corpo técnico, quem constitui o conselho, os  currículos das pessoas envolvidas. Talvez esse tenha sido o diferencial maior", esclareceu.
Ainda segundo ela, sob a gerencia das OSs, os alunos poderão notar mais rapidez na resolução de problemas estruturais das unidades, por exemplo.
“O edital prevê metas de equidade, infraestrutura, clima escolar, qualidade da merenda, qualidade da aprendizagem. Há uma série de metas discriminadas no edital que as OSs vão ter que atender”, afirmou.
A secretária pontuou que a Seduce vai aguardar o prazo para possíveis recursos e ainda terá outros dois dias úteis para responder ao pedido. A partir de então, a OS deve começar o período de transição, para conhecer as escolas e iniciar os planos de ação.
A ideia de repassar a gestão das escolas à OSs gerou vários protestos dos estudantes. secundaristas chegaram a ocupar 27 escolas estaduais em cinco cidades de Goiás.
Grupo protesta contra implantação de OSs na educação, em Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal/João Coelho)Grupo protestou contra implantação de OSs na educação (Foto: Arquivo Pessoal/João Coelho)

Polícia faz ação contra esquema de corrupção em presídios de Goiás


A Polícia Civil realiza uma operação, na manhã desta quarta-feira (19), para desarticular um esquema de corrupção em presídios, em Goiás. Entre os suspeitos estão servidores públicos, advogados e presos do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Há denúncias, inclusive, de trocas de favores sexuais para as irregularidades.
Na Operação Livramento, que é resultado de uma investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), são cumpridos 134 mandados judiciais, sendo 35 de prisões preventivas, 28 de prisões temporárias, oito de conduções coercitivas e 63 de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, foi constatado um esquema para a liberação irregular de presos, alguns por meio de falsificações judiciais, uso de atestado médico, entre outros. Segundo a investigação, o esquema começava com o agente que recebia o detento na Central de Triagem e indicava a contratação dos advogados envolvidos nas fraudes e seguia até os carcereiros, que abonavam as falta dos presos em regime semiaberto em troca de favores sexuais.
Além dos mandados judiciais, também foi determinado o afastamento das funções de todos os servidores da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) envolvidos e ainda a suspensão do exercício de profissão dos advogados.
A Polícia Civil deve repassar outros detalhes da operação durante uma entrevista coletiva, prevista para esta manhã.

Menino morre em acidente que deixou grávida e criança feridos em GO


Um menino de 7 anos morreu na noite de terça-feira (18) em um acidente no Residencial Rio Verde, em Goiânia.  Ele estava em um carro com uma mulher grávida e outra criança, que ficaram feridos. O veículo em que eles seguiam bateu contra um caminhão.
A colisão aconteceu em um cruzamento da Avenida Rita Caetano. Com o impacto, os dois veículos foram parar no canteiro central. As causas do acidente são investigadas pela Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito de Goiânia (Dict).
O Corpo de Bombeiros socorreu e encaminhou a grávida ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Já o filho dela foi levado para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Ainda não há informações sobre a situação deles na manhã desta quarta-feira (19).Após a batida, o caminhoneiro deixou o local. “Nós que entramos em contato com ele. Ele alega que estava recebendo atendimento médico e que iria se apresentar à delegacia”, declarou a titular da Dict, Nilda Andrade.
De acordo com a Dict, a mulher tinha pego o filho e Rodrigo Moura Da Silva na escola e os levava para casa. Como os pais das crianças trabalham no mesmo local, eles revezavam quem levava e buscava os meninos na unidade de ensino.
O cruzamento em que o acidente aconteceu não tem sinalização. A situação é alvo de reclamação de quem trafega pela região. “Aqui o setor está à mercê, não tem nada de sinalização para parar, passar, seja o que for”, diz o mototaxista Ronaldo Ferreira.

Ex-governador de Goiás, Alcides Rodrigues sofre acidente na GO-210


O ex-governador de Goiás Alcides Rodrigues ficou ferido um acidente na noite de terça-feira (18) na GO-210, em Rio Verde, no sudoeste goiano. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a caminhonete que ele estava saiu da pista e capotou.
O acidente aconteceu por volta das 22h30, a cerca de 10 km de Rio Verde. Segundo a corporação, o político estava com outro homem no carro, que ainda não foi identificado. Eles seguiam pela rodovia no sentido da cidade a Santa Helena de Goiás.
Ao chegar ao local do acidente, os bombeiros disseram que o ex-governador estava fora do veículo. Um filho dele, que é médico, já tinha chegado ao local, e feito os primeiros socorros. Rodrigues reclamava de dores do tórax.
O outro homem que estava no veículo ficou preso às ferragens. Ele e o político foram encaminhados ao Hospital de Urgências de Santa Helena de Goiás (Hurso).
Vida
Natual de Santa Helena de Goiás, Alcides Rodrigues, 66 anos, é formado em medicina. Ele é casado com Raquel Mendes Vieira Rodrigues e tem dois filhos.
Alcides Rodrigues governou Goiás entre 31 de março de 2006 e 31 de dezembro de 2010. Durante sua carreira política, ele também já foi eleito deputado estadual, prefeito de Santa Helena de Goiás e vice-governador em dois mandatos de Marconi Perillo, entre 1999 e 2006.

domingo, 16 de outubro de 2016

Tragédia com jovem abala cidade de Rio Quente!


Com pesar comunicamos o falecimento do jovem Pedro Arthur, vítima de acidente de carro, ocorrido na madrugada deste domingo [16] em Rio Quente. Pedro era filho de Renato Frederico Bueno [falecido ano passado] e de Cleyce Amorim Bueno, e irmão de Leticia Bueno. Aos familiares e amigos, as nossas sinceras condolências, e que Deus conforte o coração de todos. #RioQuenteDeLuto Fonte: Agência Press - Imagem retirada de rede social.

sábado, 15 de outubro de 2016

Trio usa carroça para assaltar em Valparaíso de Goiás


Três homens usaram uma carroça para assaltar moradores de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Uma câmera de segurança registrou o momento do crime. Nenhum suspeito foi identificado e nem preso.
Nas imagens é possível perceber que os três homens passam de carroça pela rua, quando visualizam quatro pessoas andando a pé. Dois deles descem, abordam os pedestres e pegam pertences das vítimas. Depois do roubo, a dupla sobe na carroça, dão a volta e fogem.
A Polícia Militar informou que um carro da corporação faz rondas diárias no bairro onde o assalto aconteceu.
A Polícia Civil diz que aguarda o registro de um boletim de ocorrência para começar a investigar o caso.

Duas pessoas morrem após acidente entre moto e caminhão em Goiânia


Um homem e uma mulher morreram neste sábado (15) após um acidente entre uma moto e um caminhão na GO-040, no Conjunto das Esmeraldas, em Goiânia. Segundo testemunhas, o piloto perdeu o controle, caiu na pista e o veículo de carga passou em cima das duas vítimas. O trânsito ficou lento no local até que a polícia fizesse a perícia no local.
A Polícia Civil ainda investiga o que provocou o acidente. “A motocicleta estava trafegando próximo ao caminhão quando, por motivo ainda desconhecido, aconteceu o fato. A moto foi sendo arrastada, bem como os dois corpos, ficando eles destruídos. Vamos ouvir testemunhas e aguardar o laudo pericial que vai determinar o responsável pelo acidente”, disse a delegada Nilda Andrade.
O frentista Nestor Bonfim trabalha em um posto de combustíveis em frente ao local do acidente e diz que viu tudo. “A moto estava saindo na frente do caminhão na rotatória, o piloto perdeu o controle, o homem tentou equilibrar ainda, mas acabou caindo e o caminhão passou por cima dele. O caminhoneiro desceu na hora, assustado”, disse.

Pizzaria tinha rato em corredor e vendia cerveja vencida, diz polícia


A Polícia Civil autuou uma pizzaria após receber uma denúncia de que ela vendia cervejas fora do prazo de validade a preço promocional de R$ 0,19, em Goiânia. Durante a verificação no local, os agentes e fiscais encontraram diversas irregularidades, como lixo espalhado pelo chão e até rato andando em um corredor.
Segundo o delegado Webert Leonardo, o local não tinha as condições mínimas de higiene para funcionar. “O local é totalmente inadequado para a finalidade que se destina. Ao lado da cozinha, lixo, um odor insuportável e rato caminhado. É uma situação absurda”, relatou.
Além disso, os policias e fiscais da Vigilância Sanitária encontraram cervejas fora do prazo de validade. Nas redes sociais, o estabelecimento anunciava que o preço da unidade custava poucos centavos.Alguns alimentos estavam armazenados em prateleiras  sujas, sem tampa ou qualquer tipo de proteção e fora da temperatura ideal de armazenamento. Algumas verduras estavam inclusive podres.
“Já temos sólidos indícios que eles estavam fornecendo ao mercado de consumo esse produto vencido. Em alguns lotes que não foram abertos ainda, consta no vidro da cerveja a data de validade pretérita. E nas geladeiras, nas prateleiras, eles fizeram as raspagens das datas de validades dessas cervejas, de modo a causar confusão no consumidor” disse o delegado.
O dono da pizzaria foi autuado em flagrante por crime contra as relações de consumo. A pena pode variar de 2 a 5 anos de prisão.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

12 de outubro tem a tradicional festa na capelinha em Água Limpa-GO


O dia 12 de outubro, marca com otodos os anos, a tradicional Festa da Capelinha na cidade de Água Limpa. Feriado nacional que marca o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também o dia das crianças. Centenas de pessoas se deslocam para a região conhecida como 'Barrosa', distante cerca de 8 km da cidade, e prestam suas homenagens e pagam suas promessas à Santa. Mais imagens você vê em www.agualimpagoias.blogspot.com e veja os vídeos aqui na nossa página.

Seis vítimas de violência doméstica são mortas em uma semana em GO


  Casos de violência contra mulheres tem chocado a população de Goiás nos últimos dias. Em uma semana, cinco crimes, cujos suspeitos são companheiros ou parentes das vítimas, resultaram em seis mortes no estado. Do total, foram quatro homícidos em Goiânia, um em Anápolis e um em Vianópolis.

Neste ano, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), foram recebidas mais de 11.300 queixas de violência doméstica. Só em Goiânia, segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), foram presos, desde janeiro, cerca de 400 agressores.

A delegada Ana Elisa Gomes, titular Deam, diz que, apesar de cada caso ter uma história, os relatos de violência contra a mulher são sempre semelhantes, pois envolvem ciúmes, ameaças ou casos de companheiros que não aceitam o fim do relacionamento. Segundo ela, dos presos neste ano na capital, em 60% dos casos a violência não chegou a ser física, mas sim psicológica ou moral.
“Já nos primeiros sinais de possessividade do companheiro, de muito ciúme, de fiscalização no celular, de redes sociais, exigência de determinados comportamentos e condutas, a vítima deve procurar socorro, procurar a delegacia para que realmente ela saiba se está sendo vítima ou não de crime de violência doméstica”, alertou.
Confira abaixo os casos em que seis vítimas de violência doméstica morreram em uma semana:

Caillane Marinho - Vianópolis
Fisioterapeuta Caillane Marinho é encontrada morta dentro de casa; namorado é suspeito em Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)Caillane Marinho foi encontrada morta dentro de casa, em Vianópolis (Foto: Reprodução/Facebook)
O caso mais recente que resultou em morte é o da fisioterapeuta Caillane Marinho, de 27 anos, que foi encontrada com uma marca de tiro na cabeça dentro de casa, em Vianópolis, na região sul de Goiás, no último domingo (9). Segundo as investigações, a jovem estava no quarto da residência, onde morava com o namorado, o engenheiro agrônomo Diego Henrique de Lima, de 30 anos, que é o principal suspeito do crime e ainda não foi encontrado pela polícia.
Parentes disseram que Caillane namorava com o suspeito há seis meses e  passou a morar com ele há dois. Os relatos apontam que o relacionamento dos dois era conturbado e uma tia da jovem afirma que ela apanhava do homem, que já tinha sido preso por porte ilegal de arma.
"Ele era muito ciumento, obsessivo, do tipo machão. Mulher [para ele] tinha que ser submissa, fazer o que ele mandasse. Não sei qual era a relação deles entre quatro paredes, agora, que ele batia na minha sobrinha, batia”, disse Mariana Bastos. A vítima deixou uma filha de 7 anos.

Beatriz Medrado e Lídian Reis - Goiânia
Técnico de informática David Medrado, 35, matou a filha, Beatriz Medrado, 7, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)Técnico de informática David Medrado matou a filha, Beatriz, e a ex-cunhada (Foto: Reprodução/Facebook)
Outro crime contra mulheres ocorreu na última quinta-feira (6), em Goiânia. Na ocasião, o técnico em informática Deivid Medrado, de 35 anos, matou a filha, Beatriz Reis Medrado, de 7 anos, e cometeu suicídio, no Setor Crimeia Leste. Antes, ele baleou a ex-mulher, Lidiane Gomes Reis Medrado, de 32, a ex-cunhada, Lídian Gomes Reis, de 29, e a ex-sogra, Maria de Jesus Reis, de 59
Segundo a polícia, David aguardou o ex-sogro sair da residência para comprar pão e entrou na casa, ainda na madrugada de quinta-feira. Após pular o muro, ele abriu fogo contra as pessoas que estavam no interior da casa e atirou contra si próprio.
Após três dias internada, a ex-cunhada do atirador, Lídian Reis, morreu no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Já a ex-mulher e a ex-sogra permanecem internadas. Segundo boletim médico, divulgado nesta quarta-feira (12), Lidiane permanece com quadro de saúde considerado grave. Ela respira de forma espontânea e segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já Maria de Jesus tem quadro de saúde regular. Ela está consciente e em um leito na enfermaria do hospital.
Parentes relataram que David e Lidiane estavam separados há oito meses, mas o homem não aceitava o fim do relacionamento. Ele foi proibido de se aproximar da família, depois que a ex-mulher registrou uma ocorrência policial contra o ex-companheiro por injúria, ameaça e roubo.

Edivânia Pereira - Anápolis
Dona de casa Edivânia Mota Pereira, de 34 anos, foi morta a facadas na frente das filhas, em Anápolis, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)Edivânia Mota Pereira foi morta a facadas na frente das filhas, em Anápolis (Foto: Reprodução/Facebook)
No dia 4, dona de casa Edivânia Mota Pereira, de 34 anos, foi morta a facadas na casa em que morava, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. De acordo com o delegado Renato Sampaio Cavalheiro, titular do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) da cidade, o principal suspeito é o marido dela, o pensionista Jansen Ricardo Gazoli, de 40, que "matou a esposa na frente da filha do casal, de 4 anos, e da filha mais velha de Edivânia de outro relacionamento, que tem 10 anos". O homem foi preso na cidade de Americana (SP), na última sexta-feira (7).

“A menina mais velha nos disse que, na noite anterior ao crime, Edivânia e o marido discutiram, mas não houve nenhuma agressão física entre eles. Aí, a mãe decidiu dormir no quarto com ela e a irmã. Durante a madrugada, quando chovia muito, as crianças acordaram com os gritos da mãe. A menina disse que viu o padrasto esfaqueando a mulher”, contou o delegado.

Segundo Cavalheiro, após o crime, Jansen fugiu deixando as meninas sozinhas com a mãe, que já agonizava e acabou morrendo no local. O suspeito seguiu para a cidade paulista, onde mora a mãe dele, e, ao ser preso, o homem confessou que matou a esposa. Agora, ele será transferido para Goiás e, de acordo com o delegado, será indiciado por feminicídio.

Parentes de Edivânia relataram ao delegado que o casal vivia junto há seis anos e, há dois, assinou uma declaração de união estável. “Os familiares disseram que eles discutiam muito, mas nada sem muita violência. Porém, no último dia 11 de setembro, a Edivânia tinha registrado uma ocorrência de violência doméstica contra o marido na delegacia de Anápolis. Apesar disso, ela continuou vivendo com ele e, infelizmente, tudo terminou dessa forma”, disse o delegado.

Saionara Rocha - Goiânia
Saionara Santiago, mora por namorado em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Saionara Rocha foi morta no apartamento em que morava, em Goiânia  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
No último dia 3, a jovem Saionara Santiago Rocha, de 24 anos, foi encontrada morta no apartamento em que morava com o namorado, o estudante de direto Pedro Frederico Andrade Salgado, de 23 anos, em Goiânia. O jovem foi preso dois dias depois, quando acionou a polícia dizendo que alguém tinha matado a mulher. No entanto, quando foi interpelado pelos policiais, acabou admitindo ser o autor.
Ao ser apresentado na Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), o suspeito confessou o crime e disse que o fez porque ela teria feito "chacota" com ele. Segundo a Polícia Civil, o estudante deu duas facadas no peito da vítima e depois tentou degolá-la, mas quando percebeu que ela já havia morrido, acabou desistindo.
Os dois se conheceram há cerca de um mês, em um bar de Goiânia. A moça, que estava desempregada, havia acabado e chegar do Acre para morar na capital goiana. Há duas semanas, eles começaram a morar juntos. Nesse mesmo espaço de tempo, Saionara presenteou o namorado com a faca usada em sua própria morte.
O estudante já tem passagens por lesão corporal, embriaguez ao volante e dano ao patrimônio. Ele agora será indiciado por homicídio. Se condenado, pode pegar até 30 anos de prisão.

Dayely Fonseca - Goiânia
Rogério matou Dayely e se matou na sequencia em uma casa nos fundos de uma academia em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)Rogério matou Dayely e se matou em seguida, segundo a Polícia Civil (Foto: Reprodução/Facebook)
No último dia 3, a jovem Dayely Fonseca, de 22 anos, e o marido dela, Rogério Ferreira Alves, de 39, foram encontrados mortos em uma casa nos fundos de uma academia, no Setor Jardim Curitiba II, em Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, o homem atirou três vezes contra a jovem  e se matou em seguida. A motivação ainda é apurada pela Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH).
Assim como em outros casos, testemunhas disseram que o relacionamento do casal era conturbado. “Eles viviam brigando. O Rogério era muito ciumento e eles discutiam muito, até mesmo na frente dos alunos. Eles moraram juntos, mas romperam várias vezes”, relatou u ex-aluno da academia, que era de propriedade de Rogério.
Na segunda-feira (10), a polícia começou a colher depoimentos sobre a morte do casal. De acordo com os relatos, Dayely e Rogério tinham se afastado, mas estava tentando uma reconciliação quando houve o crime.
O delegado Carlos Caetano Júnior, responsável pelo caso, disse que foram ouvidos conhecidos dos dois, além de um parente de Rogério. "Uma depoente disse que os dois já tinham outros relacionamentos e que isso era público, nenhum dos dois escondia. Porém, queriam reatar", afirmou ao G1.
Ainda segundo a polícia, três dias antes de ser assassinada, Dayely procurou o 22º Distrito Policial de Goiânia e registrou uma ocorrência contra o marido por ameaça.
←  Anterior Proxima  → Página inicial