quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

ALUNOS E PROFESSORES PROTESTAM CONTRA OSS NA EDUCAÇÃO, EM GOIÂNIA


Um grupo de alunos realizou um protesto nesta terça-feira (22) em Goiânia contra a implantação de Organizações Sociais (OSs) na Educação. Os estudantes fazem parte do movimento que ocupa escolas em várias cidades de Goiás. De acordo com os organizadores do ato, participaram 150 pessoas. A PM calculou em 50 manifestantes.
Com cartazes nas mãos, os manifestantes se reuniram no Centro e subiram a AvenidaGoiás em passeata até a Praça Cívica. O trânsito ficou bloqueado e a Polícia Militar acompanhou o protesto durante todo o trajeto.
Ao chegaram em frente ao Palácio Pedro Ludovico, sede do governo estadual, os manifestantes subiram em cadeiras e gritaram palavras de ordem contra o projeto que prevê a instalação das OSs.
"A educação está indo para a mão de OS, para mão de empresário que não são do meio da educação. Esse é o objetivo da luta", disse o professor Diego Campos.
A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte não se pronunciou sobre a manifestação dos alunos.
Nesta tarde, o Colégio Estadual Costa e Silva, em São Luís de Montes Belos, na região central de Goiás, foi ocupado por alunos do ensino médio contra o projeto do governo estadual. Com isso, chega a 23 o número de escolas em todo o estado.
Não há informações de quantos estudantes estão no local. Durante toda a tarde eles realizaram assembleias para discutir como será a organização dentro do colégio, além de promover debates sobre a militarização das escolas e também sobre o processo de implantação das OSs.
Ocupações
O movimento em Goiás começou no último dia 9. Em Goiânia os colégios Presidente Castelo Branco, Cora Coralina, Pedro Gomes, Ismael Silva de Jesus, Murillo Braga, José Lobo, Colu, IEGLyceu de Goiânia, Robinho Martins de Azevedo e José Carlos de Almeida estão ocupados.
Em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, as ocupações chegaram às escolas Cecília Meireles, Nova Cidade e Villa Lobos.
Anápolis, a 55 km de Goiânia, registra ocupação em sete unidades: Américo Borges de Carvalho, Carlos de Pina, Padre Fernando, Jad Salomão, José Ludovico de Almeida, Francisco Maria Dantas e Frei João Batista.
Já na cidade de Goiás, o Colégio de Aplicação Professor Manuel Caiado também foi ocupado pelos alunos.
Chamamento
Na quarta-feira (16), a Seduce determinou a anulação do Aviso de Chamamento Público referente à seleção de OSs para administração de escolas públicas em Anápolis. Conforme nota enviada pela secretaria, a medida aconteceu porque o documento não estava devidamente assinado pelas autoridades competentes.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário