FOLHA DE ÁGUA LIMPA

DOR INTENSA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

CONTAS REPROVADAS! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

DENÚNCIA!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

PRISÃO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

TORTURA DE CRIANÇAS! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ENTRAR COM MACONHA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MAIS MORTES! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MAIS CARO!!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

SUSPENDEU! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ACIDENTE! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

O PERIGO AUMENTA!...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

ATOLADO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MOMENTO DE RAIVA! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

MODERNIZANDO! ...

FOLHA DE ÁGUA LIMPA

PRESOS! ...

sábado, 27 de janeiro de 2018

PREFEITURA DE ÁGUA LIMPA FAZ ENTREGA DE KIT DE MATERIAIS ESCOLARES PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL


A Prefeitura Municipal de Água Limpa fez no último dia 25/01/2018 a distribuição dos kits escolares (materiais) para os alunos da Rede Municipal de Edução. O Prefeito Valdir do Prado e a Primeira Dama Divina Lúcia estiverem nas escolas para fazer pessoalmente a entrega dos materiais.

Nota da Prefeitura: "Hoje os alunos da Escola Municipal De Educação Infantil Pedro Gomide, receberam um kit escolar, que irá ajudar no desenvolvimento e manutenção da educação infantil.
Os materiais serão doados aos alunos, porém permaneceram na instituição para serem organizados (encapados, e colocados as folhas de rosto).
O Prefeito Municipal Valdir do Prado fez questão de estar presente na entrega dos kits, junto também a primeira Dama e também Secretária de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania Divina Lúcia."

Líderes dizem que Zé Eliton será o candidato da base governista em outubro


Se não emplacar até junho deste ano, José Eliton, mesmo estando no governo, pode desistir de sua candidatura a governador? O Jornal Opção ouviu vários políticos da base governista — como o prefeito de Vianópolis, Issy Quinan (PP), o ex-senador De­mós­tenes Torres (PTB), o deputado federal Giuseppe Vecci, presidente regional do PSDB, o ex-deputado Frederico Jayme (PSDB), chefe de gabinete do go­ver­nador Marconi Perillo, e o deputado federal Fábio Sousa (PSDB) — e fez as mesmas perguntas: “Zé Eliton está consolidado como candidato a governador e há alguma possibilidade de que abra espaço para outro postulante?”
Frederico Jayme: “Quem acredita que chegou a hora de um plano B e crê que Zé Eliton vai sair do páreo entende de muitas coisas, menos de política. O governador Marconi Perillo fez um trabalho gigante para consolidá-lo, aproximando-o dos prefeitos e da sociedade civil, naquilo que se pode chamar de maciço investimento político, e não vai abandoná-lo de maneira alguma. Zé Eliton é candidatíssimo e está cada vez mais entrosado com os políticos do Estado, consolidando-se como municipalista e atento aos clamores da sociedade. Aposto que Zé Eliton irá para o segundo turno, possivelmente contra Daniel Vilela, do PMDB, e será eleito governador”.
Os eleitores vão examinar Zé Eliton com mais atenção, na interpretação de Frederico Jayme, “assim que ele assumir o governo e começar a tomar algumas medidas importantes”.
Fábio Souza diz que apoia a candidatura de Zé Eliton para governador. Porque, além de aliados políticos, acredita no seu potencial tanto eleitoral quanto como gestor.
Demóstenes Torres frisa que Zé Eliton é um político hábil, com discurso cada vez mais afiado e conectado com aquilo que pensa os goianos. “Aposto que será candidato a governador. Ele sugere que, assumindo, dará uma coloração nova ao governo e se tornará mais conhecido e, sobretudo, bem avaliado. Os eleitores apreciam políticos firmes, que não titubeiam, e Zé Eliton tem este perfil. Um ponto positivo é que Ronaldo Caiado, o pré-candidato do DEM, parou de crescer. A tendência é que, com a apresentação dos demais candidatos — como Zé Eliton e Daniel Vilela, que ainda são relativamente desconhecidos —, o senador democrata comece a cair. Se criar clima de virada, ninguém segura a queda. Caiado começou muito no alto e não terá como manter seus números atuais. Zé Eliton, firmando-se no governo, tende a crescer, criando uma onda positiva.”
Giuseppe Vecci afirma que Alexandre Baldy e Zé Eliton conversaram longamente na semana passada. “O grupo de Baldy deve participar do governo e o ministro vai caminhar conosco. Ele próprio reiterou apoio a Zé Eliton”.
Vecci diz que Zé Eliton conhece a máquina governamental como poucos e sabe os caminhos necessários para fazer um bom governo. “Nós temos candidato, de alta qualidade, e, portanto, não precisamos de outro candidato. Os que não acreditam vão quebrar a cara: Zé Eliton vai ser eleito governador.” O prefeito de Vianópolis, Issy Quinan, aposta: “Ninguém tira Zé Eliton do páreo”.

Marconi amplia de 70 mil para 130 mil o número de famílias atendidas pelo Renda Cidadã


O governador de Goiás, Marconi Perillo, anunciou nesta sexta-feira (26/1), durante a 62.ª edição do programa Governo Junto de Você, em Goiânia, a ampliação de 70 mil para 130 mil o número de famílias atendidas pelo Programa Renda Cidadã. O aumento reforça as ações do Governo de Goiás no combate à pobreza no Estado.
“Estamos ampliando o Renda Cidadã porque os nossos governos trabalham para as pessoas, para as famílias. Todas as nossas ações e programas têm como foco principal o desenvolvimento humano, garantindo saúde, educação, segurança, emprego e renda, garantindo, enfim, a dignidade dos goianos”, disse.
A abertura do Governo Junto de Você foi o primeiro compromisso de mais um dia de intensa agenda administrativa para o governador. Da Região Noroeste de Goiânia, Marconi seguiu para os municípios de Itauçu e Itaberaí, onde comanda, respectivamente, as inaugurações da GO-566 e de novo prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Com o foco de levar serviços públicos de qualidade onde o povo está, a 62ª edição do programa Governo Junto de Você teve início na manhã desta sesta-feira (26/1), no Setor Morada do Sol, na região Noroeste de Goiânia.
Os serviços serão ofertados até o próximo domingo (28/1) e mobilizam 29 órgãos da administração estadual direta, indireta e parceiros da iniciativa privada, com mais de 200 serviços destinados ao público.
Foi durante a saudação à população, que compareceu em grande número aos estandes do Governo Junto de Você, que o governador anunciou a ampliação do Renda Cidadã, que hoje atende a 70 mil famílias.
Marconi prestou contas dos investimentos realizados pelo Governo de Goiás na Região Noroeste, com destaque para saúde, educação e segurança. Destacou a construção do Hugol, o maior e mais bem equipado hospital público da região Centro-Oeste do Brasil.
“O Hugol é um hospital de excelência, referência para todo o País”, afirmou. Segundo ele, o hospital representa um grande avanço para o atendimento público de saúde da população local.
Ao fazer um balanço dos serviços públicos garantidos à região, Marconi destacou a entrega de 15 mil escrituras públicas para a população, a construção do Instituto Tecnológico (Itego) e de 600 quilômetros de rede de esgoto, a duplicação da G0-060 e a ampliação dos programas sociais Renda Cidadã e Bolsa Universitária. Também foi autorizada a iluminação da Avenida Perimetral, um das principais vias urbanas que servem à região Noroeste.
Em entrevista coletiva à imprensa, logo após declarar oficialmente aberto o evento, Marconi afirmou que a região Noroeste tem recebido muitos benefícios do governo. Questionado a respeito da condenação do ex-presidente Lula pelo Tribunal Federal de Recursos da 4ª Região, o governador afirmou que esse é um assunto que diz respeito à Justiça, ao processo legal.
“As nossas instituições demonstram força, muito vigor. É o que a gente tem de conseqüência dessa decisão que foi tomada”, afirmou, acrescentando que “a justiça foi feita”.
Em relação às melhorias no sistema prisional em Goiás, ele adiantou que falou com a ministra presidente do STF, Cármen Lúcia, que ela terá uma “surpresa positiva”. Adiantou que nos próximos dias serão inaugurados os presídios de Anápolis, Formosa e Águas Lindas e as obras de Novo Gama e Planaltina estão em andamento.
Reforçou que o atual semiaberto será demolido e, com a venda da área, será construída uma nova estrutura. “Há todo um planejamento, nós temos recursos assegurados, para que se tenha uma nova realidade”, arrematou, adiantando que a ministra confirmou a presença na inauguração de um dos presídios.
Serviços variados 
Por meio do programa Governo Junto de Você são oferecidos serviços públicos dos mais variados, como emissão de documentos, consulta oftalmológicas, encaminhamentos de cirurgias de catarata, cortes de cabelo, Bazar Solidário, Espaço Empreendedor, aferição de pressão e teste de glicemia, vacinação e registro civil, doação de kits de enxovais de bebês, entre outros.
Desde de abril de 2013, o programa já atendeu mais de 3,5 milhões de pessoas e passou por 28 cidades goianas, levando benefícios destinado a melhorar a qualidade de vida da população.

Prefeita de Bonópolis sobrevive a capotamento após carro cair dentro de córrego na GO-353


Por volta das 17h de quinta-feira (25), a prefeita de Bonópolis Cristina Beatriz Rodrigues de Oliveira Moura (33) (PSDB), se envolveu em um acidente grave na GO 353, que não é asfaltada. Eles viajavam de Porangatu para Bonópolis, a 455 quilômetros da Capital, quando o carro onde ela, o marido Edilberto Moura (56) e um caroneiro estavam capotou na ponte que passa sobre o Córrego Margoso, caindo de ponta-cabeça no leito do corpo d’água. Lúcidos, porém em situação de afogamento, os ocupantes foram resgatados por viajantes que passam pelo local. A prefeita quebrou o braço esquerdo, os demais sofreram apenas arranhões e escoriações.
De acordo com a prefeita, o casal tinha ido à Porangatu para resolver questões pessoais e da prefeitura. O acidente ocorreu na volta, quando Edilberto, condutor do veículo, teve que realizar uma manobra para evitar uma colisão com um caminhão que vinha em alta velocidade no sentido contrário. “Estávamos sobre uma ponte de madeira, perdemos o controle e caímos dentro do córrego. Bebemos muita água. Morreríamos afogados se o motorista do caminhão e outros que passavam no local não tivessem nos ajudado”.
Ela revela que serviços de emergência e o Corpo de Bombeiros não foram acionados.
Nesta sexta-feira (26) Cristina se deslocará para Goiânia para realizar uma cirurgia no braço.

Risco de surto de febre amarela em Goiás é mínimo, diz biomédico


Diante do aumento nos números de casos da febre amarela, algumas pessoas tem procurado os postos de saúde em Goiânia com medo de que a doença se espalhe no Estado. A preocupação está associada ao fato de que, em uma semana, os casos confirmados triplicaram e os números de mortes causadas pelo vírus dobraram.
Entre Julho de 2017 e 14 de janeiro de 2018, foram registrados 35 casos e 20 mortes. Os números são do Ministério da Saúde, que atualizou nesta terça-feira (23), os dados de febre amarela no país.
A atualização do boletim no dia 23 de janeiro mostra que os casos confirmados subiram para 130 com 53 mortes por febre amarela. A maioria dos casos estão concentrados na região Sudeste do país.
A estudante Pamella Janaina levou o filho de 10 anos até o Cais Leste Vila Nova para tomar a vacina. “Cheguei lá e fui informada que a dose é única, mesmo que já tenha há mais de 10 anos. No cartão de vacina está marcado para a nova dose em 2018, mas fui informada no Cais que não era necessário. O jeito é confiar na vacina vitalícia”, afirmou.
De acordo com o biomédico da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Hélio Filho, desde abril de 2017 a vacinação passou a ser dose única, então não é necessário tomar uma nova dose.
Ele reforçou também que a população de Goiás não precisa se preocupar com o aumento no número de casos da doença no Estado. “Diferente de alguns Estados, como por exemplo São Paulo, Goiás está em uma região com recomendação da vacina. Então é obrigatório tomar a vacina quando criança. Se, por algum motivo, o paciente não tomou a vacina, é só procurar um posto de saúde para ser imunizado”, afirma.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, por Goiás ser uma área de recomendação da vacina, a cobertura vacinal no Estado está acima dos 95% recomendados pelo Ministério de Saúde. Ou seja, o risco de que a doença se espalhe na região é mínimo.
Sobre os últimos casos de febre amarela registrados em Goiás, o biomédico justificou que as vítimas eram de outras regiões do país. “Em 2016 foram confirmados três casos de febre amarela no Estado. Em 2018, apenas um caso. É importante lembrar que as pessoas infectadas vieram de outro Estado do País onde, diferentemente de Goiás, não tinha recomendação de vacina e por isso contraíram a doença”, afirma.
Em 2018 nenhum caso foi confirmado em Goiás. Em todo o Estado, 28 macacos foram encontrados mortos e eles foram encaminhados para análise para investigar as causas da morte. Nenhum resultado foi divulgado.
No Brasil,  São Paulo concentra a maior parte dos registros. Até agora, foram 61 pacientes com a confirmação da doença. Desse total, 21 morreram. Chama a atenção o avanço da doença em Minas Gerais, Estado que no ano passado foi duramente atingido por um surto de febre amarela.
Até agora, Minas confirmou 50 casos, dos quais 24 evoluíram para óbito. A expectativa de técnicos era a de que neste ano houvesse uma redução de casos nas cidades mineiras, principalmente porque se imaginava que a cobertura vacinal na região havia melhorado.
Apesar dos números nacionais serem expressivos, os gráficos do Ministério da Saúde apontam uma queda no número de casos em relação ao ano passado. Em 2017, até 23 de janeiro, o país contabilizava 397 casos da doença com 131 mortes.

sábado, 20 de janeiro de 2018

Projeto propõe tombar pequizeiro em Goiás


Projeto de Lei que propõe tombar o pequizeiro em Goiás foi apresentado no último dia 18, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. Além de transformar o pequi em patrimônio ecológico do Estado, a proposta do deputado Francisco Júnior (PSD) prevê ainda a preservação de outras árvores do cerrado.
Com o tombamento o poder público fica responsável por autorizar cortes para execução de obras. As árvores tombados só podem ser objeto de remanejamento em situação de excepcional interesse público, e mediante prévia autorização do órgão ambiental do Estado de Goiás.
O deputado explicou que a motivação do projeto é aumentar a discussão e abrir uma nova frente em busca da preservação do cerrado. “O cerrado é um bioma e precisa ser preservado, infelizmente só lembramos deles quando existem queimadas, mas ele precisa ser defendido em vários aspectos, na preservação e na preocupação das árvores que são características do bioma”, enfatizou.
Ainda de acordo com a proposta, podem ser tombadas o pau-papel ou árvore do papel, mandiocão, carvoeiro, jacarandá do cerrado, pau santo, murici, muricizão, barbatimão, grão-de-galo, laranjinha-do-cerrado, pau-terra da folha grande, pau-terra da casca lisa, baru ou cumaru.
Propostas
Por Lei, o pequizeiro já é considerado a árvore símbolo do cerrado no Estado de Goiás desde janeiro de 2017. A proposta foi feita pela deputada Adriana Accorsi (PT) e sancionada pelo governador Marconi Perillo.
Além de Adriana Accorsi, que teve seu projeto aprovado em 10 de novembro de 2016, mais dois deputados se preocuparam com a questão do pequizeiro: Tiãozinho Costa (PTdoB), em março de 2009, e Karlos Cabral (PDT), em abril de 2014.
Karlos Cabral apresentou dois projetos, um que proíbe o corte de pequizeiros em Goiás e outro que institui a Festa Estadual do Pequi. Já Tiãozinho Costa tentou criar o Pró-Pequi, instituindo a política de incentivo ao cultivo, consumo, comercialização e transformação dos derivados do pequi, com objetivo de estimular produção do pequizeiro e consequente consumo, inclusive dos demais frutos nativos do Cerrado.

Mulher é atingida por bala perdida durante troca de tiros em posto de gasolina, em Uruaçu (GO)


Uma troca de tiros em um posto de gasolina, no setor Vila Santana, em Uruaçu, deixou uma jovem de 20 anos ferida na madrugada deste sábado (20). Imagens das câmeras de segurança já estão com a Polícia Civil, que vai dar início às investigações.
O tenente coronel Maxuell, do 14° Batalhão da Polícia Militar, explicou que por volta das 5 horas um grupo de jovens estava reunido na Loja de Conveniências, na parte externa do posto, bebendo, quando um Fox vermelho parou e, do banco de trás, disparos foram efetuados contra o grupo. Segundo informações de testemunhas à PM, no veículo havia dois homens e uma mulher que, até o momento, não foram identificados.
Então, segundo o tenente, jovens que estavam no local revidaram e dispararam pelo menos três vezes contra o Fox vermelho. Após atirarem, o grupo composto por três jovens deixou o local em um Voyage branco. Um dos rapazes que estava neste veículo foi identificado e levado para a delegacia para prestar depoimento.
Na troca de tiros, uma jovem de 20 anos que estava encostada em um terceiro carro foi atingida na cabeça. A garota foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para um hospital da cidade. Segundo o tenente, o quadro da moça é estável, mas inspira cuidados e ela, possivelmente, vai ser transferida para Goiânia.
As imagens capturadas pelas câmeras de segurança do local já estão com a Polícia Civil. Maxuell explica que entrou em contato com o dono do posto de combustíveis, considerado pela polícia local como perigoso. “Infelizmente nós já tivemos problemas nesse local. É impossível colocar uma viatura à disposição apenas desse estabelecimento, mas, juntamente com os órgãos competentes, vamos tentar encontrar uma alternativa para a violência nesta região”, conta o tenente.

EM NOVEMBRO PARECIA QUE IA DAR CERTO, MAS...


Conforme publicamos em novembro de 2017, (http://folhadeagualimpa.blogspot.com.br/2017/11/depois-de-muito-tempo-agetop-repara.html), a AGETOP estava reparando o aterro sobre o ribeirão chamado "córrego fundo) na GO que liga Água Limpa a Morrinhos, conforme ressaltamos, depois de muito tempo. Contudo, o trabalho não foi completamente executado e hoje, quem passa pelo local se assusta, pois o desmoronamento é ainda maior. Em dias de chuva e à noite, o cuidado deve ser redobrado, pois o buraco está maior e invadiu ainda mais a pista. A população que paga seus impostos e um caríssimo IPVA aguarda solução. (A imagem acima é de novembro)

PONTE SOBRE O CÓRREGO ÁGUA LIMPA ESTÁ QUASE PRONTA


A Prefeitura Municipal de Água Limpa publicou hoje em sua página oficial no Facebook, imagens da ponto sobre o córrego Água Limpa em fase final de conclusão. Abaixo a íntegra da publicação:

"Hoje, sábado, 29 de janeiro, o Prefeito Municipal Valdir do Prado, justamente com seu secretário de administração, Primeira Dama Divina, Assessor Direto Oselio e o chefe de serviços da Celg unidade de Água Limpa Kennedy, fizeram uma última vistoria na obra da ponte sobre o Ribeirão Água Limpa, que irá receber seu revestimento em concreto usinado nesta semana para que seja inaugurada a obra.
Ressaltamos o trabalho do prefeito Municipal, em estar realizando vistorias em seus período de descanso, pois em dias de expediente normal a agenda já está completamente lotada."

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Lutador de jiu-jitsu é preso suspeito de estuprar a filha da namorada, em Goianira


m lutador de jiu-jitsu de 35 anos foi preso na quarta-feira (10) suspeito de estuprar a filha da namorada, de 18 anos, em Goianira, na Região Metropolitana de Goiânia. Segundo a Polícia Civil, o homem ainda ameaçou a vítima e o marido dela de morte.
“Eles ficaram sozinhos em casa. Ele usou uma faca para ameaçá-la e praticou o crime. Ele ameaçou matar para que não dessem prosseguimento na denúncia”, disse o delegado responsável pelo caso, Bruno Costa e Silva.
O abuso ocorreu na segunda-feira (8), na casa da mãe da vítima, no Setor Boa Vista. De acordo com o delegado, a jovem morava com o marido, de 22 anos, em outra casa. Porém, neste dia, ela estava na residência da mãe, onde o lutador também morava.
De acordo com o relato da jovem, após o estupro, ela contou para o marido o que ocorreu. Em seguida, eles procuraram a Polícia Civil.
Silva explicou que o lutador, além de namorado da mãe da vítima, é primo do marido dela. Segundo o delegado, ele foi preso no momento quando tentava fugir da cidade.

Supeito nega estupro

Conforme Silva, para a família da vítima, o suspeito negou o ato. Após ser preso, ele ficou em silêncio durante o interrogatório. Porém, informalmente alegou que teve uma relação sexual com a jovem, mas foi consentida.
O lutador já tinha passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de arma de fogo, receptação. Agora, ele deve ser indiciado por estupro e por coação no curso do processo contra a vítima e a testemunha. Se condenado, ele pode pegar até 14 anos de prisão.

Criança salva avô após caminhonete cair em rio na BR-364, em Mineiros




Um menino de 6 anos de idade salvou a vida do avô, de 47, após a caminhonete em que viajavam cair dentro de um rio às margens da BR-364, em Mineiros, na região sudoeste de Goiás.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a criança puxou a cabeça do homem para fora da água, para que ele respirasse até a chegada do socorro.

Para o sargento Wesley Santana Ramos, que atendeu à ocorrência, o menino foi um “herói”. “É emocionante ver que uma criança teve a consciência de salvar o avô desta forma. Se ele não tivesse feito isso, provavelmente o senhor tinha morrido afogado, porque, apesar de estar consciente, estava bem fraco.”

O acidente ocorreu por volta das 16h, na ponte sobre o Córrego Coqueiros. De acordo com o sargento, o neto viajava com o avô para a chácara da família em Portelândia, quando o homem perdeu o controle da direção e o veículo, uma caminhonete GM C-10, caiu no rio. A criança teve ferimentos leves, e o motorista sofreu uma fratura exposta.

O menino foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e o avô, que estava com ferimentos mais graves, foi resgatado pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Ambos foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mineiros.

Segundo os bombeiros, a criança recebeu alta e o homem foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Santa Helena. De acordo com o último boletim médico da unidade, o estado de saúde dele é regular.

Goiás é primeiro lugar em crescimento industrial no Brasil


A indústria goiana cresceu 17% de novembro de 2016 a novembro de 2017 e apresentou o maior crescimento dentre 15 estados avaliados. O dado consta na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Goiás saiu à frente com índice de crescimento de 17%, e o Estado do Pará se destacou em segundo lugar, com aumento industrial de 10,7%.
O IBGE constatou que o crescimento da indústria em Goiás foi impulsionado principalmente pelos setores de produtos alimentícios (açúcar cristal, leite esterilizado/UHT/Longa Vida, óleo de soja refinado, leite em pó e carnes de bovinos congeladas, frescas ou refrigeradas), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico e biodiesel), e veículos automotores, reboques e carrocerias (automóveis).
De acordo com a pesquisa, no acumulado dos últimos 12 meses, o índice da indústria nacional subiu 2,2%, a maior alta desde setembro de 2013 (+2,3%), com taxa positiva em 12 dos 15 locais pesquisados. Os principais destaques foram para os estados do Paraná (+4,9%), Santa Catarina (+4,6%) e Goiás (+3,7%).
Já no índice geral, a indústria brasileira subiu 0,2% em novembro contra outubro; 4,7% na comparação com igual mês do ano passado, e 2,3% no acumulado do ano até novembro. Por outro lado, Amazonas, Rio de Janeiro e Ceará tiveram taxas negativas em novembro, de 3,7%, 2,9% e 2,3%, respectivamente.
Crescimento em Goiás
protocolo1
Divulgação
O governador Marconi Perillo comemorou os índices divulgados pelo IBGE e tem observado que o crescimento da indústria no Estado é também resultado da política de benefícios fiscais do governo estadual, da diversidade, dinamismo e força da economia goiana. Somente no mês de dezembro do ano passado, governador assinou protocolo de intenções com representantes de 22 empresas que vão se instalar em Goiás ao longo de 2018. Juntas, elas investirão R$ 800 milhões no Estado e gerarão nove mil novas vagas de emprego.
Dentre essas empresas está a Jac Motors, que fará com que Goiás passe a contar com seis montadoras de veículos. Em maio de 2017, empresas de mineração anunciaram investimento de R$ 2,3 bilhões em Goiás. Os investimentos anunciados no exercício de 2017 apontam que a expansão da indústria goiana deve continuar em ritmo acelerado em 2018.

Preso em Goiânia o maior receptador de Iphones roubados do Brasil


segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Trio é detido por assaltar fazenda e estuprar moradora em Piracanjuba


A Polícia Militar (PM) prendeu dois homens e apreendeu um adolescente suspeitos de praticar um assalto em uma fazenda e estuprar a moradora do local de 37 anos, na madrugada de domingo, 7, em Piracanjuba.



Segundo a corporação, os envolvidos já haviam sido abordados por policiais antes de chegarem à propriedade e no momento em que a vítima entrou em contato com a PM para relatar sobre o crime, os agentes associaram as características aos criminosos e os localizaram na região.
Durante a detenção, o trio confessou o crime e conforme a PM, dois dos envolvidos já tinham passagens por roubo e tráfico de drogas.
A mulher contou aos policiais que após ter vários objetos roubados, foi estuprada pelos três jovens, identificados como Paulo Ezaquiel Ferreira da Silva, Daniel Gomes de Amorim e um menor de 16 anos. Eles estavam em um carro quando foram capturados.

domingo, 7 de janeiro de 2018

Explosão de banco em Silvânia termina com quatro mortos; três bandidos e um morador


Um morador e três suspeitos de roubo mortos. Este foi o saldo da explosão de caixas eletrônicos ocorrida na madrugada deste sábado (6) na agência da Caixa Econômica Federal de Silvânia, cidade distante 84 quilômetros de Goiânia. Segundo a Polícia Militar, pelo menos mais três bandidos continuam escondidos em uma mata perto da cidade.
Usando armamento pesado e muitos explosivos, seis bandidos chegaram à Silvânia em um Toyota Corolla por volta das duas horas da madrugada. Na praça principal da cidade, os assaltantes renderam alguns moradores, e fizeram um cordão humano com eles em frente à agência.
Morador da cidade, Marcos Antônio Batista, de 21 anos, que dirigia um Corsa, foi abordado pelos bandidos quando passava pela Avenida Mário Ferreira, tentou fugir, mas teve o carro atingido por vários disparos, perdeu o controle da direção, bateu em uma árvore e morreu. No momento em que saíam da agência, que ficou completamente destruída com a explosão, os bandidos trocaram tiros com policiais militares.
Após intensa perseguição, os criminosos perderam o controle do carro já na saída da cidade, e abandonaram o veículo, fugindo rumo a uma mata. Um dos suspeitos, porém, acabou baleado e morto. Dentro do carro abandonado, os policiais encontraram um pé de cabra, e explosivos já prontos para serem colocados em caixas eletrônicos.
Durante todo o sábado, militares de unidades especializadas, como Comando de Operações de Divisas (COD), Grupo de Radiopatrulhaaérea (Graer), Batalhão de Operações Especiais (Bope), e Rotam, fizeram buscas na mata onde os bandidos se esconderam. Já no final da tarde, após receberem informações de moradores da região, militares do Graer localizaram, escondidos em uma casa no Residencial Paraíso II, em Senador Canedo, dois suspeitos de terem participado da ação.
Segundo a PM, quando as equipes chegaram ao imóvel, os suspeitos tentaram fugir atirando, ocasião em que foram baleados e mortos. Até o fechamento dessa matéria, a polícia não havia informado quais as armas que teriam sido apreendidas com eles. Nenhum dos três suspeitos mortos ainda foi identificado.
Pelo armamento e forma como agiram em Silvânia, a PM suspeita que a quadrilha seja a mesma que explodiu, na madrugada do último dia 22 de dezembro, caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil do Setor Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia. Naquela ocasião, um dos reféns teve que amputar uma das pernas após ser baleado pelos criminosos.
Subcomandante do COD, o major André Luiz Carvalho disse que os policiais continuam fazendo buscas pela região onde os criminosos abandonaram o carro. “São audaciosos, covardes e perigosos, tanto que atiraram nos reféns em Aparecida de Goiânia, e também aqui em Jussara, e agora nós só vamos sair daqui quando encontrarmos todos eles”, afirmou.

BH, chefe do Comando Vermelho em Goiás, é preso pela polícia no Rio de Janeiro


Foragido do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia desde o dia 6 de novembro de 2017, o lider do Comando vermelho em Goiás Stephan de Souza Vieira, conhecido como BH, foi preso na manhã deste domingo (7) em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Ele é apontado pelas autoridades como um dos responsáveis pelas rebeliões ocorridas na unidade de onde ele escapou. As informações são do G1/RJ.
BH foi detido por policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e da Core, em apoio à Polícia Civil (PC) de Goiás e em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça goiana. Após a recaptura, ele será recambiado para Goiás.
O traficante foi encontrado e detido em um apartamento de luxo no bairro Vila Nova. No local, foram apreendidos vários aparelhos de telefone celular, joias e dinheiro, bem como um caderno com informações sobre a movimentação do tráfico de drogas.
O traficante é investigado por dezenas de homicídios em Goiás, em razão da disputa territorial travada pelo Comando Vermelho com outras facções criminosas no Estado.

Fuga

De acordo com informações da Superintendência Executiva de Administração Penitenciària (SEAP), Stephan fugiu apór ter recebido – em outubro – permissão para cumprir o restante da pena em regime semiaberto. Ele cumpria pena por roubo e tráfico de drogas e estava preso desde 2014 na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG).
Apesar de ter recebido o benefício, BH permanecia bloqueado pela Justiça, por não ter apresentado uma carta de emprego, documento que dá acesso ao regime semiaberto. Entretanto, por volta das 16h30, do dia 6 de novembro de 2017, ele aproveitou o banho de sol no pátio para fugir, pulando duas cercas que ficam nos fundos da penitenciária. O criminoso teria sido resgatado por comparsas que o aguardavam em pelo menos três veículos, um deles de luxo.
Na ocasião de sua prisão em fevereiro 2014, o traficante foi encontrado com 14 armas de grosso calibre, entre metralhadoras, um fuzil e mais de mil munições.

Iris joga pesado por Caiado


O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, passou a semana disparando ligações para lideranças e para a base peemedebista em prol da candidatura do senador Ronaldo Caiado (DEM). Até integrantes da base do governador Marconi Perillo, com intersecções políticas com partidos de oposição no interior do Estado, foram contatados. Por isso, o deputado federal Daniel Vilela, pré-candidato do PMDB ao governo, que ponha as barbas de molho. O casal Iris – a primeira-dama da capital, Dona Iris, está nessa operação – não quer o filho do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, no comando da chapa emedebista ao Palácio das Esmeraldas no ano que vem.

Darcy Ribeiro avisou, mas o Brasil nunca priorizou as escolas. Resta agora acudir os presídios


Fora de qualquer cenário de crise no sistema prisional, é completamente inócuo falar de cadeias frágeis, superlotação em presídios, legislação penal ultrapassada, julgamentos postergados e alvarás de soltura pendentes. Se alguém se atrever a tanto, vai imitar João Batista e pregar no deserto. Não há caniço agitado pelo vento que queira saber de condição de vida de detentos, desde que eles continuem segregados e não perturbem os que estão “do lado de fora”.
A bem da verdade, o tema nunca foi encarado como prioritário pelos governos. Mais: nunca teve sincera atenção do poder público em geral. Não é só o Executivo que se mostra negligente com a situação das penitenciárias e de tudo que as cerca, embora toda a energia de revolta popular geralmente se concentre nos governantes e embora as esferas do poder –estaduais e federal – acabem optando pelo jogo de acusações mútuas até que o assunto esfrie na mídia.
É fato que existe um passivo muito grande na eficiência da máquina pública para gerir o sistema: recursos contingenciados, obras em ritmo de tartaruga, falta de pessoal e uma dezena de outros itens que, com os episódios graves no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, voltaram à berlinda. As tragédias, no entanto, seguem um efeito cascata que começa muito antes de qualquer medida que seja tomada pela administração local do sistema. Para tomar Goiás como exemplo, ninguém duvida da capacidade do secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, ex-secretário nacional de Segurança Pública, com gabarito acadêmico e técnico para conduzir a pasta. Não dá para duvidar que ele venha tentando fazer sua função da melhor forma possível, mas o drama é muito mais amplo e exige decisões integradas.
Os poderes Judiciário e Legislativo não parecem tão atingidos por tais crises agudas. No entanto, têm tanta responsabilidade pelo que vem ocorrendo. Afinal, o que têm feito deputados e senadores, no papel que lhes cabe, em busca de soluções para tudo o que diz respeito ao sistema prisional? Em que momento além dos pontos críticos – rebeliões e massacres – da história das cadeias brasileiras a pauta do sistema prisional foi prioridade nas discussões parlamentares?
Desde 1976, o Congresso já teve quatro comissões parlamentares de inquérito (CPIs) sobre o tema – em 1976, 1993, 2008 e 2015. Em todos os relatórios produzidos, a mesma conclusão: falência do sistema e necessidade de mudanças nas leis. Nas CPIs mais recentes, o diagnóstico enxerga também a urgência de mais presídios – consequência do que havia sido previsto pelo antropólogo e político Darcy Ribeiro ainda nos anos 80, caso não houvesse priorização do investimento em escolas e educação. O que os relatórios têm gerado? “Jurisprudência” para mais relatórios.
O Judiciário se mostra incomodado com a situação, a ponto de a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e também presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, agendar uma visita ao presídio goiano. Vai concluir o de sempre: que as condições dos presos são su­bumanas, que há superlotação, que é preciso agilizar o ritmo de trabalho do próprio Judiciário. A fama de lentidão do poder não existe à toa: é preciso acelerar julgamentos e decisões sobre os presos, mas algo trava entre o discurso e a ação.
As crises passam, apesar de se agudizarem cada vez mais nos últimos tempos: em dois anos, juntaram-se ao emblemático Carandiru (SP), os nomes de Pedrinhas (MA), Alcaçuz (RN) e Anísio Jobim (AM) no imaginário do pânico dos brasileiros. Talvez as pessoas não se lembrem do nome de nenhuma escola pública de outro Estado, mas muitas delas não esquecem mais o nome desses presídios onde cabeças rolaram pelo pátio e corpos foram carbonizados, entre muitas outras cenas de horror. Logo que a situação é “controlada” pelo Estado – entre aspas, porque dentro da cadeia o poder público se submete às leis dos grupos que ditam a regra, alguns deles da elite do crime organizado –, as leis e medidas deixam de ser “urgentes” para serem procrastinadas.
Antropólogo Darcy Ribeiro: suas palavras sobre as opções do País em termos de políticas públicas se tornaram profecias
Executivo, Legislativo e Judiciário sabem tudo o que deve ser feito, há muito tempo. E o motivo pelo qual a letargia sempre vence acaba ficando óbvio: as más condições de vida dos presidiários não comovem a opinião pública. Pelo contrário, boa parte da população e alguns políticos se apressam em dizer que “eles” (os condenados) estão lá porque fizeram por merecer e, assim, merecem também as penas – a oficial, da Justiça, e a extra, dada pelas condições dramáticas do sistema. As mortes nas rebeliões e nas guerras entre grupos nas cadeias são certamente mais comemoradas do que lamentadas pelo senso comum.
Talvez os únicos que capitalizem com as crises no sistema carcerário sejam os adversários políticos dos governos. Mas, em vez de atuarem com propostas alternativas, apostam nos ataques – e de forma ainda mais forte em ano de eleições aos principais cargos majoritários, como é o atual. O povo, inseguro e carente de ouvir o que quer e não o que precisa ouvir, tende a cair na armadilha eleitoral dos candidatos mais espertos, fazendo vista pouco crítica a esses discursos ricos de falácias e paupérrimos de conteúdo: “bandido bom é bandido morto”, “está com pena? Leva para casa!”, “antes chorar a mãe do ladrão do que a minha”.
São expressões ao mesmo tempo radicalismo e alienadas, que tratam a violência nos presídios como fator apenas interno. Como se elas não acarretassem nenhuma sequela ao tecido social fora dos muros das cadeias. Como se o crime organizado não tivesse poder algum para organizar o caos pelas ruas das cidades a partir de uma briga de facções. Como se os furtos, roubos, sequestros e latrocínios do lado de fora não tivessem qualquer correlação com as “metas” estabelecidas pelos chefões da bandidagem — que, ironicamente, se sentem muito mais livres para atuar com a reclusão e as regalias que adquirem pelas distorções do sistema.
A solução para o drama passa pela tomada de consciência da “gente de bem” de que ela será afetada cada vez mais se lavar as mãos pelo que ocorre nos presídios. Enquanto os cidadãos não perceberem que a quantidade de distúrbios e mortes nas prisões influi diretamente no aumento da violência e da insegurança fora deles e se mobilizarem para exigir mudanças, as perspectivas continuarão sombrias.
O brasileiro nunca tomou para si, de forma convicta, a educação como um valor nobre e insubstituível. Pouquíssimos candidatos ao Executivo ou ao Legislativo ganharam eleições puxando a bandeira da educação. Agora, talvez, já seja tarde olhar para esse lado enquanto há outro para priorizar. A profecia de Darcy Ribeiro se cumpriu: agora a urgência é resolver a situação dos presos e dos presídios.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Apenas um deputado federal de Goiás não deve disputar reeleição


Dos 17 deputados federais por Goiás eleitos em 2014, apenas um não tentará a reeleição no ano que vem. É o que mostra um levantamento feito nas últimas semanas.
Pré-candidato ao governo de Goiás, o peemedebista Daniel Vilela deve ser o único a não disputar novo mandato na Câmara Federal nas eleições do ano que vem.
Estreante em Brasília, o jovem parlamentar foi o segundo mais bem votado no último pleito, com quase 180 mil votos, e já foi vereador por Goiânia e deputado estadual. Filho de Maguito Vilela, ex-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, ele também é presidente do PMDB em Goiás.
No comando do maior partido do Estado, ele promoveu encontros no interior para tentar convencer caciques, em especial o prefeito da capital, Iris Rezende, que seu nome é viável para disputar o Palácio das Esmeraldas contra o vice-governador e nome da base marconista, Zé Eliton (PSDB).
A pré-candidatura do senador oposicionista Ronaldo Caiado (DEM) — líder nas pesquisas de intenção de voto — chegou a ameaçar os planos de Daniel, pois havia (e ainda há) quem defendesse uma candidatura única da oposição. No entanto, o último evento do PMDB realizado na capital deixou claro que as possibilidades de um recuo peemedebista estão cada vez mais escassas.
Veja abaixo a lista completa:

Alexandre Baldy (Sem partido) – Houve que dissesse que, para assumir o Ministério das Cidades, o empresário teria se comprometido a não disputar a reeleição e ficar no governo até o final de 2018. Balela. Baldy avisou que deixa o cargo em abril.

Foto: Renan Accioly/ Jornal Opção

Célio Silveira (PSDB) – Nome forte do Entorno do Distrito Federal, o tucano chegou a ser cotado para vice da eventual chapa de Zé Eliton ao governo de Goiás, mas vai tentar mais um mandato.


Delegado Waldir (PR) – Campeão de votos em 2014, o policial rompeu com a base do governo Marconi e foi para as trincheiras da oposição. Deve sair candidato pelo DEM. Há uma pequena chance de que dispute o Senado na pouco provável chapa de Ronaldo Caiado (DEM).

Deputado federal Fábio Sousa no Plenário | Foto: Zeca Ribeiro/ Agência Câmara

Fábio Sousa (PSDB) – Bispo da Igreja Fonte da Vida, o evangélico deve trocar o PSDB pelo PSL (que virará Livres) e disputará mais um mandato. É um político qualificado.


Flávia Morais (PDT) – Tida como hors-concours, a deputada é nome forte da base marconista para 2018.



Giuseppe Vecci (PSDB) – Aliado de primeira hora do governador Marconi Perillo, o presidente do PSDB em Goiás é uma das apostas do partido para 2018


Heuler Cruvinel (PSD) – Apesar de ser sondado para a vice de Zé Eliton na disputa ao governo de Goiás, o projeto do líder do Sudoeste é se manter em Brasília.


João Campos (PRB) – Pastor e delegado licenciado, Campos tentará mais um mandato de deputado, embora sonhe com o Senado.



Jovair Arantes (PTB) – Um dos nomes mais importantes do Congresso Nacional, o presidente do PTB em Goiás deve ser reeleito para seu sétimo mandato. No ano passado, concorreu a presidência da Câmara.


Lucas Vergílio (SD) – O jovem, que foi eleito pela oposição e agora está na base marconista, deve tentar mais um mandato


Magda Mofatto (PR) – Com patrimônio declarado de R$ 21 milhões, a deputada mais rica da Câmara Federal deve tentar mais um mandato. Empunha a bandeira do armamento e da legalização dos jogos de azar. No ano passado, estrelou controversas propagandas na TV exaltando o posse de armas.


Marcos Abrão (PPS) – Sobrinho da senadora Lúcia Vânia (PSB), o deputado tentará mais um mandato para manter o grupo da tia vivo


Pedro Chaves (PMDB) – Considerado por um jornal canadense como um dos únicos políticos íntegros no Congresso Nacional, o peemedebista tentará seu sexto mandato. Pode disputar o Senado na chapa de Daniel Vilela.


Roberto Balestra (PP) – Há 32 anos na Câmara, Roberto Balestra chegou a anunciar sua “aposentadoria”, mas amigos e aliados o convenceram a disputar a reeleição em 2018.


Rubens Otoni (PT) – Um dos deputados mais municipalistas do Estado, o petista é considerado ponto fora da curva: deve ser reeleito, a despeito da baixíssima popularidade de seu partido.


Thiago Peixoto (PSD) – O jovem parlamentar chegou a ser cotado para vice de Zé Eliton, mas seu projeto é a reeleição.


←  Anterior Proxima  → Página inicial