O surto de febre amarela em Minas Gerais tem preocupado os moradores de Itumbiara, no sul de Goiás, já que a cidade é próxima à divisa dos dois estados. Com a alta procura por vacinas, a Secretaria de Saúde Municipal informou que as doses, que eram para durar o mês de janeiro inteiro, já estão acabando.
Apesar do clima de apreensão, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) garantiu, em nota, que ainda não há registro de nenhum caso suspeito da doença em Goiás. Já em Minas Gerais, o Ministério da saúde confirmou na quarta-feira (18) a morte de oito pessoas.
Moradores de municípios que já tiveram casos com o vírus devem tomar a vacina contra a febre amarela. Pessoas que estão de visita ou com viagem marcada para esses lugares, devem tomar a dose 10 dias antes de viajar.
A dona de casa Cyntia Lacerda, que mora em Itumbiara, diz que está preocupada com o surto no estado vizinho. “Eu acho muito necessário cada um procurar se prevenir. Tomando a vacina é um meio que a gente se previne”, alerta a dona de casa.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Itumbiara, Julice Freitas, afirma que as novas doses da vacina já foram pedidas para a Secretaria Estadual de Saúde. “Se o Estado decretar alguma diferenciação na estratégia ou uma campanha ou a necessidade de novas doses, nós vamos aguardar da secretaria”, afirma a coordenadora.Assustada, a técnica em química Josiane Nascimento levou a filha de quatro anos para tomar a dose. “Tem que preservar a vida dos nossos filhos, mas antes chorar agora do que chorar mais pra frente”, conta.
“Hoje um indivíduo com duas doses de vacina de febre amarela é considerado vacinado. No calendário da criança, hoje, ela toma a primeira dose, aos 9 meses de idade, e toma um reforço aos 4 anos de idade”, afirma a coordenadora.
Como vai viajar para Minas Gerais, a estudante Gabriela Silva foi até o posto de saúde para tomar a vacina. “Eu estava preocupada, agora [tomando a vacina] eu despreocupo um pouco, vou mais tranquila”, disse a estudante.
A Secretaria de Saúde de Itumbiara disse que pediu mais doses da vacina contra febre amarela para a secretaria estadual. A SES confirmou, em nota, que houve o pedido e disse que irá direcionar mais 750 doses para o município nos próximos dias.
Imunização
Grávidas, crianças com menos de seis meses, alérgicos a ovos, maiores de 60 anos e pessoas que vivem em áreas sem registro do vírus, não devem tomar a vacina, sem consultar antes com um médico. Saiba mais sobre o surto de febre amarela e seus riscos.
0 comentários:
Postar um comentário