domingo, 28 de outubro de 2018
Home »
» Eleições 2018: Bolsonaro é eleito presidente
Eleições 2018: Bolsonaro é eleito presidente
Jair Messias Bolsonaro, 63, é o novo presidente do Brasil —o 42º da história e o 8º desde o fim do regime militar (1964-85) que ele admira e cujo caráter ditatorial relativiza.
O deputado do PSL-RJ derrotou neste domingo (28) o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad, do PT, segundo projeção do Datafolha sobre os resultados já apurados.
Bolsonaro liderou a mais surpreendente disputa eleitoral desde o pleito de 1989 a partir de agosto, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde abril por corrupção, foi declarado inelegível.
Haddad, plano B do PT que ocupava estrategicamente a vice de Lula antes de ser lançado candidato, conseguiu chegar ao segundo turno, mas nunca ameaçou a liderança do polêmico deputado.
Ele será o 16º presidente militar da história e o 3º a chegar ao poder pelo voto direto. Os outros foram Hermes da Fonseca, em 1910, e Eurico Gaspar Dutra, em 1945.
Dono de retórica agressiva e colecionador de polêmicas que lhe valeram pechas que vão de radical a fascista, é o primeiro eleito desde Fernando Collor (1989) a se declarar abertamente de direita.
Suas credenciais democráticas são questionadas constantemente, uma novidade em pleitos presidenciais também desde Collor. Há uma semana, disse que seus adversários deveriam ser presos ou exilados, enquanto vídeo no qual seu filho Eduardo citava ser fácil fechar o Supremo Tribunal Federal em caso de questionamento de uma vitória do pai circulava.
A campanha teve diversos ineditismos. O mais notável foi o atentado a faca que Bolsonaro sofreu durante um ato em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro.
Atingido no intestino, o deputado quase morreu e ficou fora da campanha de rua até o fim da disputa.
Transformou o hospital e, depois, sua casa no Rio em quartel-general de onde gravava vídeos para a internet e recebia apoiadores.
A facada desorganizou a estratégia de seus adversários e permitiu a Bolsonaro não se submeter ao escrutínio de debates televisivos —participou apenas de dois deles no primeiro turno, antes do atentado, e preferiu ignorar o confronto com Haddad mesmo estando em condições clínicas na segunda etapa.
Postagens Relacionadas:
INSS RETOMA ATENDIMENTOS EM GOIÁS, MAS PERITOS SEGUEM EM GREVE Após a suspensão da greve dos servidores administrativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que durou 78 dias, o atendimento ao p… Leia Mais...
TRIO É PRESO SUSPEITO DE COMETER ASSALTOS A BANCOS Dois homens e uma mulher foram presos, nesta quinta-feira (1), no Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, suspeitos de cometer assaltos a bancos e… Leia Mais...
EXCEDENTES DA PM SERÃO CONVOCADOS EM NOVEMBRO, DIZ MARCONI O governador Marconi Perillo (PSDB) afirmou na tarde desta quarta-feira (30), durante hangout, que os excedentes do concurso público da Polícia Mi… Leia Mais...
MARCONI AUTORIZA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PARA POLÍCIA CIVIL Durante solenidade de inauguração da Escola Superior da Polícia Civil Delegado Antônio Gonçalves Pereira dos Santos, em Goiânia, na tarde desta sex… Leia Mais...
TRÊS HOMENS SÃO PRESOS COM 300 AVES SILVESTRES EM CASA DE GOIÁS Cerca de 300 aves foram encontradas, na quarta-feira (30), dentro de gaiolas em uma casa deAparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capita… Leia Mais...
0 comentários:
Postar um comentário